Câncer e falta de libido. Por que isso acontece?

Você está localizado em: Home » Artigos » Câncer e falta de libido. Por que isso acontece?

Além dos desconfortos usuais causados pela quimioterapia, como enjoos, diarreia e fadiga, o tratamento do câncer também pode causar perda do interesse sexual. Os tumores que mais frequentemente afetam a libido são os ginecológicos e o de próstata.

A primeira coisa que é importante saber é: após o tratamento, a libido volta! Não se preocupe pensando que o problema será permanente.

Entre homens e mulheres, em geral são elas que sofrem mais com o problema. "O tratamento quimioterápico é extremamente forte para o organismo e leva à perda progressiva de hormônios", afirma o cirurgião oncologista e diretor de Ginecologia do A.C. Camargo Cancer Center, Glauco Baiocchi Neto. Além da possibilidade de a mulher parar de menstruar, pode ocorrer uma menopausa precoce, e com ela chegam sintomas chatos como ondas de calor, alterações vaginais, suores noturnos e depressão. Como a substituição hormonal não é indicada nos casos de cânceres ginecológicos, o recomendado é: paciência.

Entre homens e mulheres, em geral são elas que sofrem mais com o problema. ?O tratamento quimioterápico é extremamente forte para o organismo e leva à perda progressiva de hormônios?, afirma o cirurgião oncologista e diretor de Ginecologia do A.C. Camargo Cancer Center, Glauco Baiocchi Neto. Além da possibilidade de a mulher parar de menstruar, pode ocorrer uma menopausa precoce, e com ela chegam sintomas chatos como ondas de calor, alterações vaginais, suores noturnos e depressão. Como a substituição hormonal não é indicada nos casos de cânceres ginecológicos, o recomendado é: paciência.

Por Juliana Conte em Vencer o Câncer http://vencerocancer.com.br/destaques-principais-home/cancer-e-falta-de-libido-por-que-isso-acontece/