Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Câncer ósseo: como a medicina chinesa pode ajudar

Você está localizado em: Home » Artigos » Câncer ósseo: como a medicina chinesa pode ajudar



Nova pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota em parceria com o Medical College of Wisconsin descobriu que a acupuntura é eficaz na redução do crescimento do tumor maligno de câncer ósseo quando aplicado nos estágios iniciais. O método milenar da medicina chinesa também mostrou reduzir a metástase pulmonar quando aplicada numa fase inicial de desenvolvimento. Os pesquisadores sugerem que a redução do crescimento do tumor ósseo e metástase pulmonar podem estar relacionadas à sua capacidade de reduzir a inflamação associada ao tumor.

A pesquisa estudou os efeitos de acupuntura no osteossarcoma, uma forma de cancro altamente maligno do osso. A eletroacupuntura foi aplicada a ratos de laboratório com osteosarcoma. Os resultados desse estudo vão de encontro a outras pesquisas demonstrando os efeitos de regulamentação da acupuntura sobre a angiogênese, o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. "Os pesquisadores notaram que este efeito regulador pode alterar a vascularização do tumor, assim, afetando a progressão do tumor e a metástase”, comenta Dr. Márcio De Luna, acupunturista e fisioterapeuta há 29 anos e coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC).

METODOLOGIA DA PESQUISA

Os pesquisadores separaram em três grupos – ambos contendo subgrupos: um controle e um acupuntura. Além disso, os grupos receberam acupuntura em períodos diferentes – o primeiro no terceiro dia, o segundo no quinto dia e o terceiro no sétimo dia. Também houve variações de aplicação do método milenar: uma vez por semana ou duas vezes por semana.

Paralelamente, os pesquisadores analisaram inúmeros estudos que comprovam que a acupuntura pode regular a dor, reduzir náuseas e vômitos e reduzir a fadiga. Embora tenha sido provado que a acupuntura é capaz de reduzir a dor relacionada com o tumor, não há ratinhos no estudo que tenham mostrado efeitos sobre o crescimento do tumor, dentro dos primeiros 10 dias. No entanto, quando usado a eletroacupuntura no tratamento, começando no terceiro ou quinto dia, a uma taxa de duas vezes por semana, o efeito significativo sobre a redução do crescimento do tumor é bem maior.

A acupuntura aplicada a partir do sétimo dia registrou um crescimento acelerado de tumores em ratinhos machos, mas não em ratinhos fêmeas. "O resultado dessa descoberta mostrou aos pesquisadores que a acupuntura deve ser realizada no início do curso de desenvolvimento do tumor”, comenta Dr. Luna, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro.

FITOTERÁPICOS CHINESES TAMBÉM PODEM SER USADOS
Os pesquisadores observaram uma riqueza de estudos demonstrando a capacidade das ervas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para o tratamento do câncer ósseo. Eles citaram um ser humano em estudo de carcinoma dutal in situ que mostra que a acupuntura causou uma regressão quando combinado com as ervas medicinais chinesas, sem a necessidade de cirurgia ou quimioterapia.

Outro estudo mostrou que o tratamento com acupuntura reduziu significativamente volumes tumorais em câncer de fígado, câncer gástrico e em tumores hipodérmicas. Nesse estudo, foi aplicado a eletroacupuntura em roedores a uma taxa de uma vez por dia durante 15 dias. Num outro estudo de laboratório, verificou-se que o cancro da mama foi reduzido com o método milenar em função do volume do tumor mamário. Outra investigação foi citada mostrando que a acupuntura inibe a divisão das células do câncer.

Notavelmente, os investigadores descobriram que há estudos documentando que a acupuntura aumenta a proteção contra o crescimento do tumor. Os pesquisadores concluíram neste estudo mais recente que a acupuntura "foi encontrada para reduzir o crescimento do tumor e a metástase óssea do pulmão", e isso podem estar relacionadas com a capacidade da acupuntura em reduzir o tumor vascular em vasos linfáticos e inervação do nervo.

Para o Dr. Márcio De Luna, que preside a Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ, www.abarj.com.br) todos esses estudos associados mostram que a acupuntura evidentemente pode ser um aliado importante na prevenção de doenças graves como é o caso do câncer.

Fonte: Pautas Incorporativas

Artigos relacionados


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001