Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



IBM usa inteligência artificial para prever câncer de mama

Você está localizado em: Home » Artigos » IBM usa inteligência artificial para prever câncer de mama



27/06/2019

 

A IBM está usando a tecnologia de inteligência artificial para projetar as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama maligno dentro de um ano. Segundo a empresa, o sistema conseguiu prever 87% dos casos de surgimento de câncer e interpretar corretamente 77% dos casos em que não havia câncer maligno. Para fazer a projeção, o programa usa o histórico do paciente e imagens de mamografias.

A empresa treinou o sistema de inteligência artificial com imagens anônimas de mamografias e dados clínicos, permitindo que o algoritmo conseguisse fazer comparações com precisão.

Segundo a companhia, a tecnologia pode reduzir a chance de diagnósticos errados ao estabelecer conexões entre informações que não são mostradas na mamografia, como deficiência de ferro ou da tireoide. A IBM usa também dados sobre biópsia, testes de laboratório, registros de câncer e diagnósticos e procedimentos anteriores.

A ideia não é que o algoritmo substitua os médicos no diagnóstico, mas a inteligência artificial poderia funcionar como um consultor, de acordo com a IBM. "O sistema poderia verificar o diagnóstico do radiologista e reduzir as chances de o paciente fazer mais exames desnecessários para avaliar o caso. Isso pode ser particularmente importante em países onde faltam médicos e muitas vezes os radiologistas não têm um colega com quem se consultar”, segundo a empresa.

Fonte: Época Negócios

Artigos relacionados


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2019 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727