Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Apoio familiar ajuda na batalha contra o câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Apoio familiar ajuda na batalha contra o câncer



29/10/16

Mulheres relatam que o tratamento fica mais suportável quando parentes e amigos dão suporte

A recepcionista Fernanda Silva tem 24 anos; a aposentada Roseli Bueno, 63. Elas não se conhecem, mas lutam contra um inimigo em comum: o câncer de mama. Ambas receberam o diagnóstico da doença em março deste ano. Nos dois casos, um tumor em estágio inicial se alojava na região axilar da mama direita.

Fernanda iniciou o tratamento poucas semanas após o diagnóstico. Seu maior temor era com a aparência. "Eu já previa que meu cabelo iria cair, devido à quimioterapia. Cheguei a pensar que ficaria sozinha", recordou a recepcionista.

Felizmente, ela estava errada. Além do apoio dos pais, Fernanda contou também com a dedicação integral do namorado, que chegou a abandonar o emprego de garçom para auxiliá-la no tratamento. "Ele me acompanha nas sessões de quimioterapia e ajuda com os horários de remédios", contou.

Inicialmente apavorada com o diagnóstico, Roseli também recebeu total apoio da família, o que tem sido fundamental para sua recuperação. "A cirurgia de remoção do tumor foi bastante tranquila, mas sinto mal-estar e fraqueza após as sessões de quimioterapia. Sou grata a minha filha e nora, que estão me ajudando nas atividades domésticas e me auxiliando na recuperação", comentou.

Suporte

O apoio de amigos e familiares faz toda a diferença para encarar o diagnóstico, garante Simone Elias, coordenadora do Ambulatório de Mastologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

"A mulher que recebe essa má notícia pode ter vários tipos de reação: raiva, pânico, revolta, desespero. É importante neste momento ter algum apoio, de amigo ou família, pois é normal que se sintam desorientadas", afirmou.

Ainda segundo Simone, ao final da terapia, muitas pacientes confessam que tudo foi mais rápido e suportável do que acreditavam. Isso tem se aplicado a Fernanda e Roseli. Embora ainda em tratamento, elas avaliam que tudo tem sido mais tranquilo do que esperavam.

Iniciativa resgata autoestima de quem passa por tratamento

Doze pacientes em tratamento contra o câncer de mama tiveram ajuda para fortalecer a autoestima na última semana. Uma ação do Instituto Quimioterapia e Beleza, em parceria com a marca de jeans Levi?s, presenteou as mulheres com duas peças de roupa. As pacientes receberam consultoria de um estilista para escolha do novo visual e ainda posaram para uma sessão fotográfica com o look escolhido. As fotos serão utilizadas na confecção de um calendário da empresa.

A recepcionista Luciene do Carmo, 47 anos, foi uma das contempladas na ação.

"Achei uma iniciativa incrível. Muitas vezes, o tratamento contra o câncer é muito agressivo, o que abala muito nossa autoestima", comentou. ?Ações como essa ajudam a resgatar nossa vontade de estar bonitas?, afirmou a recepcionista.

Durante o evento, a ativista Flávia Flores, criadora do projeto Banco de Lenços, um dos braços da ONG Instituto Quimioterapia e Beleza, ensinou estilos de amarrações de lenços às pacientes.

Ainda com a proposta de valorizar a autoestima das mulheres que lutam contra o câncer, a Levis?s doará parte das vendas de camisetas da coleção de Outubro Rosa para a ONG.

Fonte: Diário de São Paulo

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001