Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Câncer de colo de útero: HPV fica silencioso durante anos

Você está localizado em: Home » Notícias » Câncer de colo de útero: HPV fica silencioso durante anos



13/01/2020

 

Janeiro Verde é o mês de alerta para o câncer do colo do útero, o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A infecção crônica genital por HPV (papilomavírus humano) é a principal causa desse tipo de tumor, que acomete apenas uma pequena parte das mulheres infectadas. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção.

O problema é que o vírus não apresenta sintomas, mas mesmo assim pode ser transmitido, por isso a importância do exame papanicolau para diagnóstico.

“O HPV é o fator necessário, ou seja, sem a presença dele o câncer do colo do útero é praticamente inexistente”, afirma a oncologista ginecológica Michelle Samora, do Centro Paulista de Oncologia do Grupo Oncoclínicas.

De acordo com ela, 80% da população será exposta ao HPV ao longo da vida, mas a maioria elimina o vírus em cerca de dois anos. 

“Na fase inicial o HPV não tem sintomas. Eles aparecem, na maioria das vezes, somente quando a pessoa já desenvolveu o câncer, o que leva mais de 10 anos”, explica.

Os sinais são sangramento vaginal, corrimento e dor durante as relações sexuais. Em casos avançados, há sangue nas fezes. “Toda mulher que tem relação sexual e depois sangra deve procurar o ginecologista”, alerta a médica.

As lesões em forma de verrugas nos genitais e no ânus costumam ser causadas por tipos de HPV não cancerígenos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Segundo Michelle, existem mais de 100 tipos de HPV, destes, 12 são considerados de alto risco em relação ao tumor.

Papanicolau
Diante da característica silenciosa do vírus, a oncologista ressalta a importância da realização do papanicolau para prevenir o câncer do colo do útero.

“O exame coleta células do colo do útero. Quando a paciente está infectada, são vistas alterações de tamanho, por exemplo”, esclarece.

O Ministério da Saúde recomenda que o papanicolau seja feito a partir dos 25 anos, anualmente por dois anos. Se não for detectada nenhuma mudança, a mulher deve ser examinada a cada três anos, até chegar aos 74 de idade.

“O exame vem alterado só para metade das mulheres que têm HPV, por isso é importante repetir”, enfatiza a oncologista.

“Já o câncer atinge mulheres jovens em idade fértil. Quando diagnosticado precocemente, dá para fazer a cirurgia [que remove o tumor] e preservar o colo do útero”, observa. “A maioria é diagnosticada na fase local do câncer, então o tratamento é curativo”, acrescenta.

Transmissão por contato, principalmente sexual
O HPV é transmitido por meio do contato com a pele ou mucosa infectada. As relações sexuais são a principal forma de contágio, que pode acontecer mesmo sem penetração.

“Pode ocorrer transmissão por sexo oral e pelo toque dos dedos na região genital”, explica Michelle.

Leia também: Uma pessoa pode transmitir HIV horas após ser contagiada

A oncologista cita um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, com 128 mulheres universitárias de 18 a 22 anos: foram coletadas 357 amostras da ponta dos dedos - 14,3% tinham HPV e 20% dos vírus que infectaram os genitais também estavam presentes nos dedos.

Vacina é a prevenção mais eficaz

A vacina protege contra a infecção pelo HPV – e consequentemente o câncer do colo do útero – em 98% dos casos, de acordo com a especialista. Devem ser tomadas duas doses: a segunda precisa ser aplicada seis meses após a primeira.

“Com a camisinha, a proteção é de 70%, pois existem áreas genitais que ela não cobre, como a vulva e a região pubiana”, destaca Michelle.

A vacinação é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. “Esse é o público-alvo porque a produção de anticorpos é maior quando a pessoa é mais jovem e nunca foi exposta ao HPV”, diz a médica.

Ela ressalta que para eliminar o HPV, a cobertura vacinal deve ser de 90% da população alvo, mas no Brasil está baixo de 50%.

“Isso acontece por causa da desinformação dos pais. Existe um tabu, porque eles pensam que estão dando a ‘vacina do sexo’ em suas filhas e que elas sempre serão puras. É preciso desmistificar isso”, analisa.

Fonte: R7

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001