Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Equipe brasileira publica consenso com recomendações para prevenção de estenose vaginal

Você está localizado em: Home » Notícias » Equipe brasileira publica consenso com recomendações para prevenção de estenose vaginal



16/08/2019

 

Recentemente, uma equipe brasileira publicou, na revista Plos One, um consenso com recomendações para prevenção de estenose vaginal após a realização de radioterapia na região pélvica.

Após a conclusão do tratamento, podem surgir alguns efeitos indesejáveis, por exemplo, desconforto sexual e dificuldade no exame de fundo vaginal. A publicação tem como principal objetivo auxiliar a equipe multiprofissional a implementar orientações visando evitar essas e outras complicações comuns após o tratamento de tumores ginecológicos.

As recomendações foram baseadas no consenso holandês de 2014 e validadas por uma equipe brasileira de especialistas, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, ginecologistas, cirurgiões oncológicos e radio-oncologistas. O documento consiste em 38 afirmações, as quais foram analisadas e debatidas pelos mesmos sendo, no final, 29 confirmadas, 7 reformuladas e 2 rejeitadas.

Os especialistas concordam que é responsabilidade do radio-oncologista e de sua equipe de enfermagem, serem os primeiros profissionais a abordar a questão junto à paciente. As mulheres devem ser informadas sobre a importância da dilatação vaginal, independentemente de serem sexualmente ativas.  Os dilatadores devem ser prescritos para uso associado com lubrificantes, por um período de 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por semana, por tempo indeterminado.

A íntegra desse consenso pode ser acessada no link: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0221054

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Radioterapia

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001