Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Mês de conscientização do mieloma múltiplo

Você está localizado em: Home » Notícias » Mês de conscientização do mieloma múltiplo



23/03/2020

 

Cuidados multidisciplinares contribuem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Apesar de ser o segundo câncer de sangue mais frequente no mundo¹, a enfermidade ainda é pouco conhecida e seus sintomas são confundidos com sinais de envelhecimento

Março é o mês de conscientização sobre o mieloma múltiplo, data instituída pelo International Myeloma Foundation (IMF) para promover o conhecimento sobre a doença, alertando sobre os seus sinais e sintomas, visando o diagnóstico mais precoce.

O mieloma múltiplo é o segundo câncer de sangue mais frequente no mundo¹ e acomete, principalmente, pessoas com mais de 60 anos². A gravidade da doença está relacionada ao padrão de crescimento e sintomas, como dores ósseas e cansaço, que costumam ser confundidos com outras patologias³, comuns com o avançar da idade, retardando o diagnóstico.

Os principais sintomas são dores nos ossos, anemia, insuficiência renal, fadiga e fraturas³. O diagnóstico gera impacto nos mais diversos âmbitos da vida do paciente. "Uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, nutricionista, geriatra e fisioterapeuta, por exemplo, pode promover uma melhor resposta ao tratamento e proporcionar mais qualidade de vida em qualquer estágio da doença", afirma a onco-hematologista Dra. Danielle Leão, Pesquisadora Clínica em Neoplasias Hematológicas na A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A especialista explica ainda que pelo aspecto psicológico, o choque no momento do diagnóstico pode gerar sentimentos como apreensão, desânimo e não aceitação. Por isso, é extremamente importante que o paciente e seus familiares busquem apoio externo, mantenham-se informados e em contato com profissionais que possam apoiá-los. Aliado a isso, adotar uma alimentação adequada e uma rotina de exercícios físicos, com orientação dos profissionais médicos, compõe um conjunto de iniciativas importantes na promoção de um quadro clínico positivo.

"Apesar da doença não ter cura, o avanço da medicina traz uma nova perspectiva para os pacientes, que conseguem cada vez mais ter uma melhor qualidade de vida", conclui a especialista.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502) (NYSE:TAK) é uma empresa global baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Líder biofarmacêutica, a empresa tem sede no Japão e seu compromisso é trazer uma Saúde Melhor e um Futuro Mais Brilhante para pacientes do mundo inteiro, traduzindo ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastroenterologia, Neurociências e Doenças Raras. Também fazemos investimentos de P&D específicos em Terapias Derivadas de Plasma e Vacinas. Nosso objetivo é desenvolver medicamentos altamente inovadores que fazem a diferença na vida das pessoas, avançando na fronteira de novas opções de tratamento: aproveitamos nosso sistema colaborativo de Pesquisa e Desenvolvimento para criar um pipeline robusto e diversificado para diferentes modalidades. Nossos funcionários também abraçam o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, trabalhando com nossos parceiros na área da saúde em aproximadamente 80 países e regiões.

Para outras informações, visite: http://www.takeda.com

Referências

1. International Myeloma Foundation Latin America [Internet], Mieloma Múltiplo: segundo tipo de câncer sanguíneo mais frequente no mundo. Disponível em: http://www.myeloma.org.br/conteudo_detalhes.php?conteudo=eventos&id_conteudo=752. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

2. Instituto Oncoguia [Internet], Mieloma múltiplo, câncer raro, que atinge idosos. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/mieloma-multiplo-cancer-raro-que-atinge-idosos/10683/42/. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

3. Portal Abrale [Internet],Manueal Abrale: Mieloma Múltiplo - Sinais e sintomas. Disponível em: https://abrale.org.br/docs/manual-mieloma-multiplo.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2020.

Fonte: Segs Saúde

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001