Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Nanorobôs implantados dentro do corpo podem ajudar na cura do câncer Matéria completa: http://canal

Você está localizado em: Home » Notícias » Nanorobôs implantados dentro do corpo podem ajudar na cura do câncer Matéria completa: http://canal



22/06/15

No ano passado, cientistas começaram a apresentar estudos mostrando que a nanotecnologia seria usada no combate ao câncer. A ideia é colocar robôs minúsculos dentro do corpo dos doentes. Apesar de parecer uma ideia muito sci-fi (e fascinante), o campo de pesquisas está progredindo rapidamente e pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Israel encontraram uma maneira engenhosa para impulsionar os pequenos bots.

Eles criaram os chamados "nanonadadores", robôs capazes de nadar pela corrente sanguínea e levar medicamentos para um determinado local do corpo. Eles possuem a largura de uma fibra de seda e são feitos com vários elos de polímero e nanofios magnéticos. Depois de introduzidos na corrente sanguínea, um campo magnético externo ajudaria a impulsionar os nanorobôs pelo interior do corpo em questão de segundos.

Uma das vantagens é que a equipe médica pode controlar exatamente onde os nanorobôs vão parar ? em um determinado órgão, por exemplo ? com a ajuda da modulação do campo magnético. Embora a inserção de minúsculos pedaços de metal no corpo de uma pessoa soe estranho, os cientistas acreditam que os nanobots poderiam reduzir a necessidade de cirurgias invasivas, acelerar a recuperação e diminuir o risco de complicações.

A nova pesquisa elimina a necessidade de instalar um pequeno motor dentro dos nanorobôs, liberando espaço para os medicamentos carregados por eles. Ela também faz com que o bots sejam fáceis de construir e se ajustem a diferentes aplicações. É claro que ainda há muito trabalho a ser feito antes que os nadadores se tornem realidade nos tratamentos médicos, começando por indivíduos dispostos a deixar robôs circularem pelo seu sangue.

Via: Engadget

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/saude/nanorobos-implantados-dentro-do-corpo-podem-ajudar-na-cura-do-cancer-43717/#ixzz3dvLGjTPU

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001