Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Orientações contra o câncer de mama marcaram caminhada na Avenida Boa Viagem

Você está localizado em: Home » Notícias » Orientações contra o câncer de mama marcaram caminhada na Avenida Boa Viagem



23/10/16

Cerca de 200 pessoas participaram, na manhã deste domingo (23), de uma caminhada pela Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O evento marcou a realização do Outubro Rosa - Venham Conosco Nessa Caminhada. Durante o trajeto, de aproximadamente um quilômetro, os participantes receberam orientações a respeito da doença.

A concentração começou às 8 horas, em frente à Padaria Boa Viagem, e foi animada pela Frevioca e contou com aquecimento, enquanto ocorria a panfletagem de consccientização. A gerente de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Letícia Katz, destacou que as mulheres precisam procurar fazer o diagnóstico precoce. "É importantíssimo que seja uma cultura que venha já desde as jovens para se conhecer o auto exame da mama pra que possa colaborar e, ao detectar (lesões), se dirigir ao serviço de saúde", salientou.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da Prefeitura do Recife, Karla Viana, o trabalho no Outubro Rosa ocorreu com a perspectiva de reunir 200 pessoas e reforçar o discurso da necessidade da prevenção. Ainda segundo ela, somente nos primeiros quinze dias do mês, com reforço de duas unidades móveis à que existe normalmente, foram realizados 1.200 das 4 mil mamografias ofertadas para outubro, para mulheres na faixa de 50 a 69 anos.

A coordenadora do Sistema de Informação em Saúde da área técnica de Saúde da Mulher de Pernambuco, Joicy Santos, acrescentou que desde 2012 não existe município sem garantia de realização de mamografia em Pernambuco. "O que falta é que as mulheres façam os exames, especialmente na faixa de rastreamento, dos 50 a 69 anos", salientou.

Além da caminhada Outubro Rosa, também em Boa Viagem ocorreu o 2º Passeio Motociclístico Pilote a Vida: Previna-se, com saída e retorno no 2º Jardim da Avenida Boa Viagem, com percurso previsto para parte do Derby (Avenida Agamenon Magalhães, Região Centro do Recife) e da Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Jaboatão dos Guararapes.

A Gerência de Atenção à Saúde da Mulher antecipou mais outras ações voltadas para oncologia e saúde sexual da mulher. Das 14 às 17 horas da quarta-feira haverá um seminário no auditório da SES. A quinta-feira (27/10) é o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Colo do Útero e até o final do mês, o Laboratório da Mulher Maria das Mercês Cunha, localizado na Avenida Conde da Boa Vista, 1570, Região Centro da Capital, oferece coleta de exame citopatológico das 8 às 17 horas, com vinte atendimentos/dia, dez pela manhã e dez à tarde.


Fonte: Diário de Pernambuco

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001