Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Pesquisa revela que as mulheres deixam de fazer exame ginecológico relevante por vergonha e isso é um perigo!

Você está localizado em: Home » Notícias » Pesquisa revela que as mulheres deixam de fazer exame ginecológico relevante por vergonha e isso é um perigo!



23/01/2018

 

De acordo com o Instituto Oncoguia, mais de 500 mil novos casos de câncer do colo uterino são registrados anualmente. Responsável por 275 mil mortes todos os anos, a doença pode ser tratada se diagnosticada precocemente. Apesar disso, é a quarta principal causa de mortes entre as mulheres no Brasil.

O contratempo não é uma "exclusividade” nossa e uma pesquisa feita pela instituição de caridade inglesa Jo’s Cervical Cancer Trust, que é uma rede de apoio e de pesquisas sobre o câncer do colo do útero, parece jogar algumas luzes sobre o porquê de tantos casos não serem identificados e tratados a tempo.

De 2017 mulheres britânicas entrevistadas, um terço afirmou que não faz o Papanicolau por puro constrangimento. O exame ginecológico é realizado como prevenção ao câncer de colo de útero, mas por vergonha da forma e odor de sua região pubiana, grande parte da ala feminina está deixando esse teste de lado. O estudo revelou que 35% das mulheres não compareciam ao ginecologista para realizar o exame preventivo por vergonha do corpo, 34% por não gostar da aparência da vulva e 38% por preocupações com relação aos odores.

Esse tipo de câncer é mais comum em mulheres com menos de 35 anos, além disso assim, entre as que participaram da pesquisa, dois terços não tinham consciência de que faziam parte do grupo de risco.

A situação requer atenção, já que dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) revelam que, entre os tipos de câncer que afetam exclusivamente as mulheres, esse é o segundo mais recorrente, perdendo apenas para o câncer de mama. Infelizmente, 44% dos casos são descobertos na fase avançada.

Fonte: Boa informação

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001