Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

O papel da fisioterapia no tratamento do linfedema pediátrico

Você está localizado em: Home » Artigos » O papel da fisioterapia no tratamento do linfedema pediátrico



O sistema linfático ocupa um papel de grande importância no corpo humano. Quando em desequilíbrio, pode causar o acúmulo de líquidos e, consequentemente, o linfedema. Embora mais incomum, esse quadro pode ser identificado em crianças e ser originado ainda no embrião.

No artigo abaixo você confere mais informações sobre essa disfunção, como ela se manifesta na pediatria e como o tratamento é aplicado em crianças.

Linfedema pediátrico

Através de suas estruturas e células, o sistema linfático tem duas grandes funções: filtrar e transportar proteínas e sais para garantir a manutenção e o bom funcionamento de todo o corpo e nos proteger de infecções por microorganismos que podem entrar pela pele. Entretanto, quando o sistema linfático não funciona direito, um inchaço crônico pode aparecer.

Basicamente, o linfedema é um inchaço ocasionado pelo mau funcionamento do sistema linfático. Quando isso acontece, a drenagem não é feita adequadamente e o líquido se acumula em uma região do corpo.

Existem diversas razões para que uma pessoa desenvolva um linfedema, entre elas o câncer. Neste caso, é comum que ele se manifeste após cirurgias nas quais há a remoção de linfonodos e tratamentos de radioterapia. Em crianças, o linfedema é decorrente de uma má-formação linfática. Isso significa que esse sistema não é formado de maneira adequada ainda no processo embrionário, podendo ter como causa tanto o sistema linfático quanto o venoso.

Na pediatria o linfedema também pode ser visto em conjunto com outras má formações, é o caso em algumas síndromes neurológicas ou vasculares.

Leia também: Oncologia pediátrica: entenda o papel da fisioterapia

Tratamento do linfedema em crianças

A fisioterapia é a principal aliada das crianças diagnosticadas com linfedema. Isso porque essa disfunção não tem cura e, quando não tratada, tende a comprometer cada vez mais o sistema e se tornar crônica. Entretanto, embora incurável, é possível estabilizá-la, por isso, seu tratamento é imprescindível.

O tratamento é conhecido como fisioterapia complexa descongestiva – ou terapia física complexa –, e consiste em um conjunto de terapias realizadas de maneira simultânea.

Quando um paciente é submetido a esse tratamento, ele realiza drenagens linfáticas, que podem ser mecânicas ou manuais, seguidas de um processo de tratamento e recuperação dermatológico, que inclui a hidratação da pele a fim de evitar ferimentos. O processo também conta com enfaixamento compressivo e, por fim, exercícios para a redução do inchaço.

Curso Fisioterapia no linfedema pediátrico

A Oncoexperts é pioneira na aplicação de cursos para o tratamento de linfedema adulto e pediátrico. Ao longo de quase 13 anos, centenas de fisioterapeutas se capacitaram para contribuir com o processo de recuperação desses pacientes.

Os interessados em participar do curso Fisioterapia no Linfedema Pediátrico podem se matricular na modalidade online. Ela reúne uma série de conteúdos teóricos que auxiliam o profissional a levar essa terapia para seu consultório. Na modalidade presencial, ele ainda pode vivenciar, de maneira prática, todo o conteúdo abordado.

O curso tem duração de 20 horas e é ministrado pela Dra. Jaqueline Baiocchi, Doutora em Oncologia (subárea linfedema) pelo AC Camargo Cancer Center e coordenadora adjunta do ambulatório de doenças vasculares e linfáticas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para mais informações, incluindo os temas de abordagem, acesse a página oficial do curso.

 

Crédito da imagem: Hospital photo created by freepik - www.freepik.com

Artigos relacionados


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2022 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001