Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Plataforma vibratória: usos e benefícios na fisioterapia oncológica

Você está localizado em: Home » Artigos » Plataforma vibratória: usos e benefícios na fisioterapia oncológica



Saiba como esse recurso terapêutico contribui com a recuperação dos pacientes oncológicos

 

A adoção da plataforma vibratória como componente terapêutico tem ganhado cada vez mais espaço nas sessões de reabilitação. Além do relaxamento muscular que o aparelho causa durante o uso, estudos indicam que ele também contribui com o aumento da força e do ganho de massa óssea.

 

Na oncologia, os estudos para aplicação desse tratamento começaram a ganhar força em 2014. Hoje, sua adoção em consultórios contribui positivamente com o processo de recuperação dos pacientes. Veja a seguir como essa terapia se relaciona com a área oncológica e quais os benefícios oferecidos aos pacientes.

 

Benefícios da plataforma vibratória na fisioterapia oncológica

 

É comum que alterações aconteçam em decorrência da terapia antineoplásica. Como consequência, uma série de complicações físicas podem ser identificadas entre esses pacientes. É o caso da fraqueza muscular e a perda de massa óssea.

 

É para proporcionar melhora na qualidade de vida e atuar sobre as limitações decorrentes da doença que o trabalho do fisioterapeuta ocupa grande espaço durante o tratamento. Além dos métodos amplamente utilizados por esses profissionais, o uso da plataforma vibratória tem se popularizado por conta dos benefícios observados.

 

Basicamente, a plataforma vibratória atua como seu nome já sugere: através de vibração. Essa vibração é causada pela rápida movimentação de seus motores que, como consequência, exigem que o paciente imprima força muscular para se manter equilibrado.

 

As indicações de uso dessa plataforma na fisioterapia oncológica são para reabilitação cardiopulmonar em quadros severos, neuropatias periféricas (decorrentes da quimioterapia), linfedemas e quadros de fibrose e inchaço das pernas, além da fadiga oncológica, comumente observada entre esses pacientes.

 

Nas etapas iniciais do tratamento oncológico, a plataforma vibratória atua de maneira preventiva em quadros de neuropatia ou antes/durante as sessões quimioterápicas. Entretanto, observa-se que os efeitos são mais expressivos nos quadros de maior debilitação, cujas capacidades funcionais estão limitadas.

 

Embora não haja restrições sobre em qual momento do tratamento o aparelho pode ser utilizado, é preciso que o profissional tenha cuidado na avaliação do paciente de maneira individual. Quadros de lesões cerebelar ou desequilíbrio, por exemplo, são contra indicados.

 

Um dos principais benefícios do uso do aparelho é a melhora na força e potência muscular. Isso porque, embora os pacientes estejam com essas funções comprometidas, o aparelho dispensa grandes esforços, uma vez que sua vibração é responsável por causar os estímulos necessários para a ativação dos neurônios motores.

 

Veja mais alguns dos benefícios oferecidos pelo tratamento:

 

Alívio da dor

 

A vibração mecânica é uma das vias de analgesia no nosso corpo. Não é a toa, que quando batemos em algo passamos a mão para aliviar a dor.
Por atuar no fortalecimento dos músculos da coluna, corrigindo a postura , ele também age reduzindo as dores.

 

Aumento da densidade óssea

 

Muitas vezes a fragilidade óssea nos pacientes oncológicos é decorrente do uso excessivo de corticoides ou da hormonioterapia. Entretanto, estudos indicam que é possível adotar a plataforma vibratória nessas situações de maneira segura, já que o paciente é exposto a exercícios de baixo impacto. Os benefícios estão relacionados ao estímulo anabólico, que aumenta os níveis de densidade óssea.

 

Estabilização das articulações

 

Além dos pacientes oncológicos, pacientes com quadros inflamatórios articulares também realizam terapias com o auxílio da plataforma. Isso porque o equipamento auxilia na estabilização das articulações, melhorando também a flexibilidade corporal.

 

Melhora da fadiga oncológica

 

Um dos sintomas mais incidentes, a fadiga oncológica causa uma série de limitações aos pacientes. Por ser um exercício propício para ser executado em posições diferentes, como sentado ou deitado, ele contribui com o restabelecimento das funções sem gerar aumento do esforço cardíaco ou altos gastos energéticos ao paciente.

 

Melhora na circulação sanguínea

 

A contração muscular ajuda no retorno linfático e venoso. Desse modo melhora a drenagem linfática nos membros.

 

Melhora das neuropatias

 

Estudos apontam que o uso da plataforma durante o tratamento quimioterápico reduz a intensidade desse efeito colateral. Isso acontece porque a vibração mecânica pode auxiliar na condução do estímulo no nervo periférico também proporciona melhorias na vascularização.

 

Curso: Plataforma Vibratória como Recurso Terapêutico

 

Se você atua na área da saúde e quer usar a plataforma vibratória para ampliar os recursos terapêuticos oferecidos aos seus pacientes, a Oncoexperts irá oferecer um curso focado nesse sistema.

 

O objetivo é capacitar profissionais, aprimorando seus conhecimentos através de teorias e técnicas que contribuam com seu desenvolvimento profissional e com a recuperação de seus pacientes.

 

O curso é comandado pela Doutora Renata Marchon (INCA/RJ) e tem duração de oito horas. Em seu programa, ele aborda pontos importantes da plataforma, como seu conceito e benefícios gerais, além de características específicas de aplicação terapêutica.

 

O curso também orienta os profissionais a como fazerem análises da composição corporal, a como montar um programa terapêutico que inclua esse procedimento e fazer prescrições relacionadas a ele.

 

Entre suas ocupações, Renata é fisioterapeuta no Hospital do Câncer II (Inca), além de atuar como especialista em fisioterapia oncofuncional. Para se inscrever no curso, é só clicar nesse link e realizar a compra.

Artigos relacionados


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2022 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001