Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Cuidados paliativos em oncologia: garantindo a qualidade de vida do paciente com câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Cuidados paliativos em oncologia: garantindo a qualidade de vida do paciente com câncer



Saiba mais sobre os principais cuidados paliativos em pacientes oncológicos e conheça o papel e as possibilidades da Fisioterapia Paliativa

O câncer é a segunda principal causa de morte entre os brasileiros, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer - INCA que estima um aumento significativo de casos no Brasil em um período de 10 anos. Ainda há um longo caminho para reverter esse quadro,mas é importante destacar que a doença possui tratamentos com grande chances de cura, ainda mais quando diagnosticado precocemente. 

Enfrentar essa doença, que pode atingir todas as faixas etárias e diferentes perfis, é um desafio para o paciente oncológico e aos seus familiares e amigos que sofrem juntos durante todo o processo.

Cada caso é um caso, não há como prever o tempo que leva o tratamento que pode durar três, cinco ou dez anos. Nesses quadros, os cuidados paliativos em oncologia são essenciais para o bem-estar do paciente e para seu conforto.

Entenda melhor como funciona a prática de cuidados paliativos e saiba como a fisioterapia oncológica ajuda a garantir mais qualidade de vida para pacientes com câncer. 

Como os cuidados paliativos ajudam os pacientes com câncer?

Os cuidados paliativos são ações ativas e integrais, prestadas por uma equipe multidisciplinar ao longo do diagnóstico, que contribuem para minimizar as dores físicas, psicológicas e espirituais do paciente.

Essa abordagem é necessária, pois os cuidados paliativos oncológicos são voltados para o bem-estar do paciente contribuindo para sua qualidade de vida durante o curso do atendimento.

É sempre bom reforçar que esses cuidados podem ser aplicados em diversos tratamentos e em diferentes fases da doença, pois ele visa o conforto do paciente independentemente se há chances de cura. 


A fisioterapia oncológica e os cuidados paliativos

Por meio de recursos terapêuticos, a fisioterapia exerce um papel fundamental nos cuidados paliativos em oncologia.

A Fisioterapia Paliativa atua na melhora da qualidade de vida dos pacientes oncológicos ajudando a amenizar o desconforto causado pelo câncer e as problemáticas decorrentes dos tratamentos como quimioterapia e radioterapia. Também considera aspectos emocionais e espirituais presentes na relação do paciente com a doença.

Entre os atendimentos paliativos destacam-se os voltados para o controle da dor, como a eletroterapia, massoterapia e acupuntura. Algumas técnicas de terapias manuais contribuem para diminuir a tensão muscular, ajudando também a amenizar a ansiedade do paciente.

Pacientes com  síndrome do imobilismo - por estarem muito tempo acamados - podem desenvolver o quadro de fadiga oncológica (cansaço) e sarcopenia (fraqueza muscular). Nesse casos,  o fisioterapeuta pode trabalhar alguns grupos musculares com exercícios aeróbicos. Vale também oferecer opções que podem fazer parte da rotina do paciente, como jardinagem, pintura ou dança. Para fortalecer os músculos podemos usar pesinhos ou faixas elásticas.

Outro quadro que pode ser acompanhado pelos cuidados paliativos oncológicos é o edema - que causa inchaço principalmente nos braços e nas pernas. Entre as técnicas para reduzir e até mesmo evitar sua evolução, está a drenagem linfática manual e uso bandagens especiais com enfaixamento ou malhas elásticas.

Para amenizar problemas respiratórios há técnicas de terapias ventilatórias que ajudam a melhorar o bem-estar do paciente permitindo reexpansão pulmonar e a higiene brônquica.

Curso online de Fisioterapia em cuidados paliativos em oncologia

Quer conhecer melhor quais são essas técnicas e aprofundar o seu conhecimento na área de Fisioterapia Paliativa?

Conheça o curso online do Instituto Oncofisio "Fisioterapia em cuidados paliativos em oncologia", que  apresenta com detalhes todos os procedimentos para cuidados paliativos em oncologia. 

Ministrado pela Dra Janete Maria da Silva,  fisioterapeuta Membro do Comitê de Fisioterapia da ANCP - Academia Nacional de Cuidados Paliativos e do comitê de cuidados paliativos da ABRALE - Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma; o curso tem carga horária de 16 horas e certificado. Confira mais informações e faça sua matrícula. 

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001