Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Dicas para estudantes de fisioterapia que querem atuar na oncologia

Você está localizado em: Home » Notícias » Dicas para estudantes de fisioterapia que querem atuar na oncologia



 

Veja como complementar a sua formação e direcionar a carreira para a área de fisioterapia oncológica

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que atualmente o câncer é a segunda doença mais incidente no mundo, entretanto em poucos anos passará a ser a primeira, passando as doenças cardiovasculares; e a organização também alerta que o diagnóstico precoce oferece grandes chances de cura em muitos dos casos.  

Uma das terapias que contribuem ativamente no processo de recuperação de um paciente oncológico é a fisioterapia. Por ter atuação em todas as fases do tratamento, quimioterapia, radioterapia e cirurgias, há um vasto mercado a ser explorado por esses profissionais pois atualmente não existem profissionais especializados para dar conta da demanda do mercado.

No texto abaixo nós falamos mais sobre as possibilidades que o fisioterapeuta tem ao atuar na área oncológica, qual seu papel e como ingressar na área.

Por que atuar na área de fisioterapia oncológica?

A fisioterapia oncológica faz parte de um grupo multidisciplinar que é formado por psicólogos, fonoaudiólogos, oncologistas e cirurgiões. O papel desse grupo é, em paralelo ao tratamento principal, avaliar as necessidades do paciente oncológico e promover melhoras à sua saúde física e mental.

Entre as responsabilidades do profissional de fisioterapia está a recuperação da mobilidade, do equilíbrio, flexibilidade e coordenação, bem como o fortalecimento muscular e a promoção do bem-estar do paciente, em especial durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. 

Por conta da amplitude de seu escopo, a fisioterapia tem atuação durante todo o período do tratamento oncológico, da prevenção à restauração e também sobre os cuidados paliativos. 

+ Veja mais: A importância da fisioterapia oncológica para pacientes com câncer 

Possibilidades da fisioterapia oncológica para a sua carreira profissional

Como você pode ver, a abordagem fisioterapêutica é essencial durante todo o tratamento oncológico. Embora seja comum associar esse profissional aos hospitais, há outros locais de atuação. Veja os principais:

  • Casas de saúde e unidades básicas de saúde: para prevenção de pacientes, cuja condição física é mais sensível, em especial durante o tratamento. 
  • Clínicas de fisioterapia: para atuação antes ou após os procedimentos cirúrgicos ou complementares.   
  • Home care: para atendimento de pacientes com mobilidade comprometida decorrente da doença ou para atuação focada nos cuidados paliativos.  
  • Hospitais: para recuperação da função motora e respiratória, em especial após intervenção cirúrgica. 

 

Como direcionar a sua carreira para a fisioterapia oncológica? 

Embora o câncer tenha um único nome, ele pode acometer diferentes regiões do corpo e gerar diferentes necessidades de recuperação.  Assim, é imprescindível que o profissional de fisioterapia tenha habilidade para conduzir o tratamento da maneira adequada. 

Para montar um plano de recuperação pautado pelas necessidades dos pacientes, o fisioterapeuta oncológico precisa ter conhecimentos prévios acerca do tipo da doença. Isso significa entender sobre questões fisiológicas, anatômicas e fisiopatológicas, temas que são abordados em cursos de capacitação da área. 

Conheça o Aperfeiçoamento em Fisioterapia em Oncologia do Oncoexperts

Se você planeja atuar na área oncológica, o Oncoexperts oferece um curso de aperfeiçoamento, destinado a todos os estudantes e profissionais da área. 

O curso tem carga de 200 horas e é composto por 10 módulos, todos eles conduzidos por profissionais experts e atuantes na área. No primeiro módulo, um panorama aborda as bases da oncologia e sua atuação. Nos demais, os professores apresentam os pontos de atuação do fisioterapeuta sobre os tumores mais comuns, como pulmonares e ginecológicos.  

Além das aulas, o aluno executa ainda atividades com casos clínicos reais e pode realizar estágio prático sob a supervisão da Dra. Jaqueline Baiocchi, fisioterapeuta, doutora em oncologia e autora de livro.

Clique aqui para se inscrever no aperfeiçoamento.

 

(Crédito da imagem: Doctor team photo created by nensuria - www.freepik.com)

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001