Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Prevenção ao câncer: é tempo de se cuidar

Você está localizado em: Home » Notícias » Prevenção ao câncer: é tempo de se cuidar



17/08/2020

 

É possível ser saudável e dar mais atenção à saúde com a mudança de hábitos

 

Os cânceres de próstata, cólon e reto, tireoide, mama e de colo de útero estão no topo da tabela do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que indica quais tipos de câncer mais vão afetar os brasileiros em 2020.

Os dados estão baseados nos Registros de Câncer e no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS). Ainda de acordo com o INCA, o Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer, a maioria em homens.

Dados do Instituto Nacional do Câncer acerca da incidência estimada conforme a localização primária do tumor e sexo. — Foto: Arte: Carolina Crês/Unimed COP

Dados do Instituto Nacional do Câncer acerca da incidência estimada conforme a localização primária do tumor e sexo. — Foto: Arte: Carolina Crês/Unimed COP

Nos países subdesenvolvidos, os casos devem aumentar em 81% até 2040 se o investimento em prevenção não for adequado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em todo o mundo, para o INCA, cerca de 7,6 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do câncer. A faixa etária mais atingida é dos 30 aos 69 anos. A previsão do órgão é que 6 milhões de indivíduos morram prematuramente até 2025 caso não adotem novas medidas de combate à doença.

 

Entendendo a doença

 

Afinal, o que é câncer? O professor universitário e doutor Sérgio Afonso é oncologista clínico no Hospital Regional de Assis, responsável técnico do setor de Oncologia da Unimed Assis, diretor de Oncologia do Hospital Beneficente da Unimar e explica sobre o assunto.

Cada tipo de câncer possui especificidades, mas é possível identificar hábitos que previnem a doença de forma geral, de acordo com o especialista.

As recomendações realizadas pelo Dr. Afonso estão em consonância com o que indica os órgãos competentes e priorizam a qualidade de vida tanto do paciente que nunca teve câncer, quanto daquele que já enfrentou a doença.

Conheça as maneiras mais comuns de evitar o câncer. As informações são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).  — Foto: Arte: Carolina Crês/Unimed COP

Conheça as maneiras mais comuns de evitar o câncer. As informações são do Instituto Nacional do Câncer (INCA). — Foto: Arte: Carolina Crês/Unimed COP

 

Conheça os cânceres que mais irão afetar os brasileiros este ano. As informações a seguir são do INCA.

 

Câncer de próstata

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A próstata é uma glândula pequena, que só o homem possui, e que se localiza na parte baixa do abdômen. 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Contudo, os casos em homens acima dos 40 anos vêm aumentando.

Os riscos de se contrair a doença aumentam após os 50 anos e fatores genéticos, hábitos alimentares ruins e excesso de gordura corporal também influenciam.

Manter a periodicidade das consultas médicas é importante para detectar doenças ainda em estágio inicial. — Foto: Getty Images

Manter a periodicidade das consultas médicas é importante para detectar doenças ainda em estágio inicial. — Foto: Getty Images

Para se prevenir, o recomendado é seguir as orientações indicadas pelo INCA. Antes do diagnóstico, que pode ser feito através de dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA), toque retal, biópsia e exames, é possível identificar alguns sinais, como dificuldade em urinar, dor óssea e insuficiência renal. O tratamento normalmente se baseia em cirurgia, radioterapia, observação vigilante e terapia hormonal.

Para ampliar o debate sobre o tema, existe a ação Novembro Azul. A campanha internacional visa quebrar tabus, já que os exames de diagnóstico ainda são vistos com um olhar preconceituoso.

 

 

Câncer de cólon e reto

 

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam em uma parte do intestino grosso, no reto e no ânus. Também é conhecido como câncer colorretal.

É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Ter idade igual ou acima dos 50 anos, excesso de peso corporal, alimentação pouco saudável, consumir carnes processadas e carne vermelha em excesso e ter histórico familiar são pontos de alerta.

Para prevenir a doença, basta realizar a manutenção do peso corporal adequado, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável e não se expor ao tabagismo.

Alguns indicadores e sintomas são sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e perda de peso sem causa aparente. O diagnóstico é feito por meio de biópsia e o tratamento pode constituir em cirurgia, radioterapia, quimioterapia e medicamentos.

 

Câncer de tireoide

 

O câncer de tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. Pela estimativa brasileira, feita em 2018, é o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste, sem considerar o câncer de pele não-melanoma.

Ter se submetido à radioterapia, histórico familiar e dietas pobres em iodo são fatores que aumentam os riscos de incidência e manter o peso adequado é o melhor modo de prevenção.

Se notar a presença de nódulos com crescimento rápido, sentir falta de ar e dificuldade em engolir alimentos, procure um médico. O diagnóstico é feito por meio da realização de ultrassonografia e punção aspirativa, e o tratamento com a retirada parcial ou total do nódulo.

 

Câncer de mama

 

O câncer de mama é uma doença que se apresenta de forma rápida ou lenta e pode acometer homens. Todavia, eles representam apenas 1% dos casos.

 

Ter mais que 50 anos e histórico genético aumentam as chances de ter a doença. Contudo, ela pode ser evitada com amamentação, alimentação saudável, prática de atividade física, diminuição no consumo de bebida alcóolica e de hormônios sintéticos.

O câncer de mama tem cura e a prevenção é o melhor remédio. — Foto: Getty Images

O câncer de mama tem cura e a prevenção é o melhor remédio. — Foto: Getty Images

Alguns sinais são: nódulo fixo no pescoço ou nas axilas, pele da mama retraída ou avermelhada, alterações no mamilo e saída de líquido anormal pelos mamilos.

Mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e biópsia são formas de detectar o tumor. Enquanto a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica são métodos de tratamento.

Existem campanhas de prevenção ao câncer de mama e a mais famosa é o Outubro Rosa. No mês, informações sobre prevenção e tratamento da doença são compartilhadas a fim de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e para reduzir os índices de mortalidade.

 

Câncer de colo de útero

 

O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Com exceção do câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Isso pode ser descoberto facilmente no exame de papanicolau e é curável na quase totalidade dos casos.

Os riscos aumentam ao se iniciar precocemente a atividade sexual, ter múltiplos parceiros, fumar e usar pílulas anticoncepcionais por muito tempo. A doença pode ser prevenida com o uso de preservativos, com a vacinação contra o HPV e com a realização de exames preventivos.

No início pode não apresentar sintomas. Em estágio avançado, há sangramento intermitente, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais. O diagnóstico é feito por exame pélvico, colposcopia e biópsia, e o tratamento com cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Seja qual for o câncer, se informar e, principalmente, se prevenir são as melhores formas de evitar a doença. Se cuide, se ame!

Médico responsável: Dr. Sérgio Luis Afonso – CRM 66497
Autora: Amanda Medeiros
Fonte: Unimed Centro-Oeste Paulista

 

 

Fonte : G1 
 

 

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001