Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Tendências da fisioterapia para os próximos anos

Você está localizado em: Home » Notícias » Tendências da fisioterapia para os próximos anos



A área da saúde sempre aparece entre os setores com mais perspectivas de emprego. Essa tendência se explica por algumas mudanças de hábito das pessoas, que têm se preocupado mais com a saúde, atendendo ao bom e velho ditado “prevenir é melhor que remediar”. Mas, também pela maior expectativa de vida e, consequentemente, envelhecimento da população – o que demanda mais cuidados. Esses fatores têm levado à valorização cada vez maior do profissional de fisioterapia.

O fisioterapeuta precisa estar preparado para atender as demandas que estão surgindo no mercado e deve estar atento para as tendências da fisioterapia. Entre as competências exigidas estão a flexibilidade, inteligência emocional, pensamento crítico e habilidade em lidar com pessoas. Além disso, é uma área cada vez mais diversificada e especializada, portanto, conhecer as novas tecnologias do mercado também é essencial.

O profissional formado em fisioterapia pode atuar em diferentes segmentos como o trabalho em clínicas especializadas, reabilitação em ambiente hospitalar e domiciliar, assessoria esportiva e, até mesmo, atuação em empresas – com foco na ergonomia do trabalho. O mercado ainda aponta para novas tendências na fisioterapia como a gameterapia, eletroterapia e a fisioterapia estética. 

 

Quais são as principais tendências da fisioterapia para os próximos anos?

A introdução de novas tecnologias no segmento apresenta novas possibilidades de atuação. Uma delas é a utilização de videogames sensoriais no tratamento dos pacientes. Com a gameterapia é possível praticar movimentos em jogos interativos, selecionados pelo próprio fisioterapeuta de acordo com a necessidade de cada paciente. Os jogos incentivam a atividade cerebral e a estimulam a recuperação dos movimentos e tem sido cada vez mais utilizado em pacientes com problemas ósseos e neurológicos.

A eletroterapia, que utiliza estímulos elétricos, pode ser usada para a reabilitação e o tratamento de dores, também está entre as novas técnicas da fisioterapia. Os profissionais também podem contar com equipamentos como as esteiras eletrônicas, que atuam no treinamento da marcha, equilíbrio e estabilização da coluna. Trajes robóticos são uma ferramenta para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção, e a realidade virtual aparece em luvas e óculos que captam o movimento do paciente, ao mesmo tempo em que simula percepções e atividades do mundo real.

Todos esses recursos oferecem condições para melhorar atendimentos, potencializar treinamentos e maximizar o engajamento e a dedicação dos pacientes. No entanto, é preciso que o fisioterapeuta auxilie o paciente na adoção de novos hábitos. Afinal, além dos exercícios de fisioterapia, é importante que o paciente pratique atividades físicas (dentro das possibilidades), tenha uma alimentação saudável e mantenha algum hobbie, como a leitura, por exemplo. 

Para um atendimento mais completo e para se destacar no mercado de trabalho é importante que os profissionais invistam em especializações e cursos de capacitação, pois sempre surgem novas técnicas e tendências na fisioterapia. Dessa forma, o fisioterapeuta deve buscar novos conhecimentos para estar apto para atender as demandas da área.



Conheça nossos cursos e faça sua especialização em fisioterapia oncológica 

O Instituto Oncofisio oferece capacitação e treinamentos na área da fisioterapia, mas modalidades presencial e online. Os cursos abordam diversas temáticas importantes durante o tratamento de reabilitação como “Fisioterapia no Câncer de Mama”, “Drenagem Linfática Manual em Oncologia” e “Laserterapia de A a Z”, entre outros. 

Além dos cursos de especialização, o Oncofisio também oferta a pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia. Essa é uma área muito promissora na fisioterapia já que as pessoas com câncer necessitam de cuidado tanto durante o tratamento para a recuperação quanto para a sobrevida. Desse modo, é necessário que elas possam contar com profissionais devidamente qualificados. 

A pós-graduação em fisioterapia em oncologia tem duração de um ano e meio, e conta com a coordenação da Dra Anke Bergmann e Dra Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi, duas renomadas especialistas do País. E os alunos também realizam os estágios no Instituto Oncofisio e visitas técnicas no GRAACC - onde os alunos vivenciam a rotina de atendimentos em adultos e crianças.


Ficou interessado? Saiba mais sobre a Pós graduação Fisioterapia em Oncologia.

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2021 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727