Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



A fisioterapia oncológica e o valor da evidência científica

Você está localizado em: Home » A fisioterapia oncológica e o valor da evidência científica



Durante muitos anos, as condutas fisioterapêuticas foram baseadas em protocolos prontos de livros importados ou baseadas em achismo, onde a metodologia empregada provinham da experiência pessoal dos profissionais e tinham frágil fundamentação científica. Felizmente, essa tendência sofreu grandes mudanças. Hoje a prática fisioterapêutica baseada em evidências é uma realidade e ganha cada vez mais adeptos. Tornou-se rotina o fisioterapeuta fundamentar sua intervenção em pesquisas ou em revisões sistemáticas.

Os níveis de evidência são hoje utilizados como um norteador para classificar a qualidade dos estudos realizados na área da saúde.  Encontram-se no nível mais alto as revisões sistemáticas e as metanálises e, na seqüência, os estudos clínicos randomizados, de coortes, de casos-controle, estudos de caso e séries de casos; seguem-sea opinião de especialistas, os estudos com animais e as pesquisas in vitro.

Mudanças em condutas já estabelecidas e novas condutas a serem incorporadas só devem ocorrer após comprovação em estudos clínicos prospectivos, controlados, com comparação direta das opções a serem estudadas e rígida avaliação estatística dos resultados.

Em oncologia ,utilização da fisioterapia baseada em evidência é fundamental para que ocorra um processo contínuo e constante de aprendizado baseado na coleta de informações, no diagnóstico, prognóstico, conduta terapêutica e custo-benefício de uma terapêutica. A fisioterapia, ao contrário da medicina, ainda não tem pesquisas suficientes para formar um corpo científico de conhecimento necessário para sustentar a prática baseada em evidências, principalmente estudos com evidências nível I.  Portanto, o desenvolvimento de pesquisas na Fisioterapia ainda é fundamental.

O fisioterapeuta precisa lastrear-se para ponderar as evidências que vier a encontrar hoje na literatura. Diante dessa afirmação, propomos esse novo espaço aqui no Onconews. Um espaço para discussão de artigos publicados em reabilitação oncológica com a opinião de especialistas dá área de fisioterapia oncológica, enfermagem oncológica, farmacêuticos, psico-oncologistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais dentre outras profissões que compõem a atuação multiprofissional em oncologia.



Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi

Doutoranda em Oncologia FAP- Ac Camargo Cancer Center
Especialista em Fisioterapia Onco-funcional pela ABFO-COFFITO
Especialista em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar pelo A.C Camargo Cancer Center
Formação Internacional em terapia linfática EUA- Alemanha- Bélgica
Especialização em Saúde Baseada em Evidência pelo Hospital Sírio Libanês
Especialização em Saúde da Mulher pela USP
Especialização em Acupuntura pelo CBES
Especialização em Fisioterapia Respiratória e UTI pelo A.C. Camargo Cancer Center
Diretora do Instituto Oncofisio Oncofisio
Diretora da clínica Fisio Onco www.fisioonco.com.br
Coordenadora adjunta do ambulatório de fisioterapia vascular- UNIFESP
Vice presidente da ABFO- Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia

Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2018 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727