Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Cálculo da quantidade de exercício aeróbico e de fortalecimento muscular para pacientes oncológicos.

Você está localizado em: Home » Cálculo da quantidade de exercício aeróbico e de fortalecimento muscular para pacientes oncológicos.



Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o desempenho esperado e a evolução nos treinamentos. Nos treinos para condicionamento cardiorespiratório e tratamento da fadiga oncológica utilizamos entre 70-85% da frequência cardíaca máxima. A freqüência cardíaca máxima de uma pessoa é o número máximo de batimentos do coração por minuto quando o  corpo é submetido a um grande esforço.

Existem algumas fórmulas para calcular a FC ideal de cada treino, a mais usada é a fórmula de Karvonen , mas para a prática clínica podemos utilizar a seguinte formula:

 

FC máxima = 220- idade

 

Repetição Máxima

Os dois principais métodos de avaliação para mensurar a força muscular são os testes de força máxima, através do teste de uma Repetição Máxima (1RM) ou através de testes de repetições máximas com o uso de equações preditivas para estimar 1RM.  O RM É a quantidade máxima de peso levantada durante a realização de um exercício padronizado de levantamento de peso. O teste de 1RM é considerado padrão-ouro na avaliação da força máxima.

Para organizar um programa de treinamento eficaz e que atenda ao objetivo traçado, é importante planejar as cargas a serem utilizadas. Desta forma, é importante que o fisioterapeuta saiba calcular a Repetição Máxima (RM), que é o valor base que servirá de referência para cada exercício prescrito.

Para realizar o teste o fisioterapeuta deve escolher uma carga e solicitar ao paciente que realize 12 repetições em ritmo constante e sem interrupções. Se o paciente for capaz de executar as 12 repetições sem interrupção, deve-se descansar por 5 minutos e escolher um peso maior. Deve-se realizar o mesmo procedimento até que chegue o momento em que não seja possível finalizar as 12 repetições com o peso. Os acréscimos de peso costumam ser de 0,5 a 1 kg.

Sabendo o número máximo de repetições realizado com determinado peso, é só fazer a regra de três. Utilizando a tabela abaixo:

 

1 RM

100%

2 RM

95%

4RM

90%

6RM

85%

8 RM

80%

10 RM

75%

12 RM

70%

 

Por exemplo: se o paciente conseguir realizar o máximo de 10 repetições com um peso de 4 quilos, então com base na tabela acima o peso corresponde a 75% da sua repetição máxima. Para calcular 1 RM aplique uma regra de três simples;

4 Kg  ——–  75%

1 RM ——– 100%

Então:1 RM= 5,3 kg

 

Pacientes com diversos tipos de câncer melhoram a fadiga após programa com treino aeróbico supervisionado com intensidade de 80% da frequência cardíaca máxima, realizado diariamente, por três semanas associado a exercícios resistidos de tronco, membros superiores e inferiores (com carga de treinamento entre 30-100% de uma RM), e uma frequência mínima de duas vezes por semana.

 

Agora basta calcular a carga para aplicar com segurança as diretrizes de tratamento no paciente oncológico.

 

Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi
Doutoranda em Oncologia
Especialista em Fisioterapia Onco-funcional pela ABFO-COFFITO
Especialista em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar pelo A.C Camargo Cancer Center
Formação Internacional em terapia linfática pelo Método Vodder EUA
Especializaçãoa em Saúde da Mulher pela USP
Especialização em Acupuntura pelo CBES
Especialização em Fisioterapia Respiratória e UTI pelo A.C. Camargo Cancer Center
Coordenadora científica e de cursos do portal Oncofisio
Diretora da clínica Fisio Onco www.fisioonco.com.br
Coordenadora ambulatório de linfedema UNIFESP

 

 

 

Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2018 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727