Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Papel dos exames laboratoriais no atendimento fisioterapeutico do paciente oncohematológico

Você está localizado em: Home » Papel dos exames laboratoriais no atendimento fisioterapeutico do paciente oncohematológico



A redução ou deficiência de células sanguíneas, denominada citopenia, frequentemente ocorre em pacientes oncológicos/hematológicos e sua causa pode estar relacionada a diversos fatores, entre eles: efeito direto do tumor, invasão da medula óssea, processos inflamatórios e/ ou efeito colateral de tratamentos oncológicos (quimioterapia e/ou radioterapia).

Considera-se um quadro citopênico, pacientes que apresentam hemoglobina <10 g/Dl e hematócrito < 35%, leucócitos < 4.000/mm3, neutrófilos < 2.000/Ul e plaquetas < 150.000/mm3. Quando existe a diminuição das três séries sanguíneas, usa-se o termo pancitopenia.

Os sintomas relacionados à diminuição dos glóbulos vermelhos são fadiga e fraqueza generalizada, intolerância a exercícios físicos, taquicardia, apatia e palidez. A queda dos glóbulos brancos predispõe o individuo a quadros infecciosos e a plaquetopenia, um maior risco de sangramentos e hemorragias.

Diante dos sintomas supracitados, o paciente tem a tendência de se manter mais prostrado e sendo levado a um descondicionamento físico, que se não houver interferência terapêutica, impactará negativamente em sua qualidade de vida e funcionalidade.

O fisioterapeuta tem papel importante, no manejo de pacientes com baixa contagem celular sanguínea, quebrando o ciclo vicioso, ocasionado pela fadiga e imobilidade. Para isso, o profissional deve ao receber o pedido médico, avaliar exames complementares, como o hemograma e basear suas condutas de acordo com o nível celular diminuído e o quadro clínico apresentado pelo paciente.

Por tanto, a avaliação da hemoglobina, hematócrito e plaquetas são fundamentais, para estabelecer uma conduta terapêutica segura e que consiga levar bem-estar, conforto e funcionalidade aos pacientes com câncer hematológico ou distúrbios hematológicos relacionados ao câncer. Baseado nessas informações Cipolat et al (2011) , sugere quais as condutas mais indicadas nessas situações.

Plaquetas: Se a contagem de plaquetas estiver entre 20 mil a 30 mil/mm3 , podem ser realizados exercícios ativos leves, sem resistência. Pacientes com contagem de plaquetas acima de 30 mil/mm3 podem fazer exercícios ativos moderados, sem resistência. Com plaquetas acima de 50 mil mm3 , podem ser realizados exercícios ativos, com resistência. A percussão e as manobras de vibração e compressão torácicas podem ser utilizadas somente com plaquetas acima de 50 mil mm3 . A vibração torácica isolada pode ser aplicada com plaquetas acima de 30 mil mm3 .

Hemoglobina (Hb) e hematócrito (Ht): Se os valores de Hb estiverem abaixo de 8g/dl e o Ht menor que 25%, podem ser realizados somente exercícios passivos e/ou atividades rotineiras da vida diária. Com Ht de 25% a 35% e Hb entre 8 a 10g/dl podem ser realizadas atividades aeróbias leves. Para valores de Ht acima de 35% e Hb maior que 10g/dl, são indicados exercícios aeróbios conforme a capacidade física apresentada pelo paciente.

Sendo assim, podemos concluir que exercícios de alongamento, fortalecimento e aeróbicos, podem ser realizados pelos pacientes, mesmo havendo alterações do ponto de vista hematológico, cabendo ao profissional direcionar com cautela seu programa de reabilitação, para que seus objetivos sejam alcançados com sucesso.

Ana Paula Oliveira Santos
Coordenadora do Comitê de Fisioterapia da ABRALE (Assoc. Bras. De Linfoma e Leucemia)
Mestranda em Oncologia pelo AC Camargo
Especialista em Reabilitação Física pela AACD
Especialista em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar pelo AC Camargo
Fisioterapeuta pela Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo
Membro filiada da Associação Brasileira de Fisioterapia Oncológica
Professora da Pós Graduação em Fisioterapia Oncológica (Fisiowork/faculdade redentor)

Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2017 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727

Desenvolvido por:

Grupo Uebtech - Soluções Empresariais