Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Meias, braçadeiras e luvas compressivas para linfedema : usar durante a noite ou não?

Você está localizado em: Home » Meias, braçadeiras e luvas compressivas para linfedema : usar durante a noite ou não?



Meias elásticas de compressão ( média ou alta compressão) geralmente não devem ser usadas durante a noite, a menos que seu médico ou fisioterapeuta indique. Quase todas as meias de compressão fornecem uma compressão chamada estática ou de repouso, isto é, pressão constante que é aplicada nos membros o tempo todo para auxiliar o fluxo linfático .

Você sentirá o mesmo nível de compressão de repouso estando sentado , em pé ou deitado. Pode também fazer o uso das meias compressivas durante cochilos e vôos longos , mas a compressão estática ou de repouso não é para uso contínuo . A exceção a isso é uma meia de compressão baixa , abaixo de 18mmHg , como meias anti- embolia e anti-trombo para prevenção de TVP (Trombose Venosa Profunda). Estas são aquelas meias brancas , muitas vezes usados após procedimentos cirúrgicos e durante internação hospitalar. Meias compressivas elastica de repouso podem trazer prejuízo à circulação arterial (note, difere da circulação venosa e da linfática) se utilizadas durante a noite toda .

Se um paciente precisa de compressão 24 horas por dia , o médico ou fisioterapeuta poderá recomendar o uso de bandagem ou uma roupa de compressão alternativa que forneça uma compressão dinâmica ou de trabalho. Estas peças de vestuário fornecem mais compressão quando você está em movimento e menos quando você está descansando. Para entender como essas vestimentas de uso noturno funcionam, basta pensar em uma corda esticada amarrada em torno de sua panturrilha. Ao contrair seu músculo da panturrilha, você sentirá a corda apertada, embora a corda não tenha elasticidade e compressão alguma. Seus músculos nesse caso é que estão criando a compressão dinâmica ou de trabalho e são eles que impulsionam o retorno linfático.

Essas vestimentas de uso noturno não são tão difundidas no Brasil quanto nos Estados Unidos. Lá a grande maioria dos pacientes portadores de linfedema complementam suas terapias físicas complexas com o uso dessas night-time garments e apresentam excelentes resultados. Algumas das marcas que disponibilizam essas vestimentas: Solaris, BiaCare, Jovipak, Peninsula Medical entre outras.

 

Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi

Doutoranda em Oncologia FAP- Ac Camargo Cancer Center
Especialista em Fisioterapia Onco-funcional pela ABFO-COFFITO
Especialista em Fisioterapia Oncológica e Hospitalar pelo A.C Camargo Cancer Center
Formação Internacional em terapia linfática EUA- Alemanha- Bélgica
Especialização em Saúde Baseada em Evidência pelo Hospital Sírio Libanês
Especialização em Saúde da Mulher pela USP
Especialização em Acupuntura pelo CBES
Especialização em Fisioterapia Respiratória e UTI pelo A.C. Camargo Cancer Center
Diretora do Instituto Oncofisio Oncofisio
Diretora da clínica Fisio Onco www.fisioonco.com.br
Coordenadora adjunta do ambulatório de fisioterapia vascular- UNIFESP
Vice presidente da ABFO- Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia

Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2018 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727