Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Cosméticos oncológicos

Você está localizado em: Home » Cosméticos oncológicos



Alguns tratamentos oncológicos trazem efeitos colaterais que, promovem mudanças no corpo, seja na qualidade da pele, na queda de cabelo, nas alterações de peso e e na retenção de líquidos (que causam edema – inchaço).

Com a crescente nos casos de câncer e a visão global e holística do ser humano, hoje, encontramos profissionais dedicados ao tratamento do câncer e uma visão global onde, preocupa-se não somente com a cura/controle da doença mas também,  com a qualidade de vida, o bem estar e os impactos dos tratamentos, sejam eles físicos ou psicoemocionais.

A quimioterapia traz grande impacto à pele e aos cabelos, os quimioterápicos, agem de modo a impedir a proliferação celular para controle e/ou cura da doença mas, não age apenas nas células que estão em proliferação desordenada e desorganizada. Daí, vem os impactos como descamação e queda de unhas, queda de cabelos, ressecamento da pele. A radioterapia também traz um ressecamento e uma fragilidade à pele que tornam-se frágeis, sensíveis, ressecadas, com descamações e, em alguns casos, apresentam fissuras, feridas e manchas.

Pensando nisso, os profissionais da área, dedicam-se a estudar cosméticos que minimizem estes impactos. Existem no mercado empresas que se dedicam a fabricar cosméticos, que denominamos cosméticos oncológicos. Estes podem ser industriais (cosméticos prontos) ou magistrais (manipulados em farmácia de manipulação).

Alguns laboratórios, possuem matérias primas destinadas aos pacientes oncológicos. Estas matérias primas, possuem propriedades hidratantes, calmantes, barreira contra fatores agressivos decorrentes da poluição, moduladores de inflamação, barreira de defesa contra microorganismos, preservadores da microbiota da pele, reestruturadores e antioxidantes. Os cosméticos oncológicos, foram pensados para atender as necessidades normais das pessoas como, limpeza, hidratação, proteção solar da pele, porém com um conceito de cuidado e preservação da pele, sem efeitos nocivos ou, que não tenham interação medicamentosa com os tratamentos indicados pelos médicos oncologistas. Os  objetivos dos cosméticos oncológicos são de minimizar os efeitos prejudiciais, ofertados pelo tratamento da doença.

A diferença dessas formulações para as formulações comuns é que, o cosmético oncológico, deve ser formulado com matérias primas que sejam conhecidos os resultados toxicológicos e agressivos a essas peles. Estas matérias primas utilizadas nestes cosméticos, tem uma base natural, vegetal e que devem preferencialmente vir de uma agricultura orgânica. Os ingredientes que vem de origem sintética, são amplamente estudados pelos bioengenheiros, bioquímicos e farmacêuticos que os desenvolvem utilizando a  biotecnologia.

As substâncias que devem ser evitadas, são as que conhecemos como teratogênicas, conservantes liberadores de formaldeído, parabenos, derivados petroquímicos, etoxilados e propoxilados. Os hidratantes devem ser suaves, ser livres de álcool e ricos em ácidos graxos essenciais, que encontramos nos óleos vegetais e nas manteigas naturais. Eles devem conter substâncias que confiram umectação natural, emoliência e oclusão. Os shampoos, condicionadores e máscaras capilares devem conferir uma limpeza suave, seguidas de emoliência e suavidade os fios e ao couro cabeludo. Os produtos para limpeza da pele não devem conter grande poder de detergência, devem ter tensoativos suaves e princípios ativos que  auxiliem na regeneração e na hidratação desta pele. Corantes e fragrâncias devem ser evitados.

Alguns laboratórios, possuem matérias primas destinadas aos pacientes oncológicos. Estas matérias primas, possuem propriedades hidratantes, calmantes, barreira contra fatores agressivos decorrentes da poluição, moduladores de inflamação, barreira de defesa contra microorganismos, preservadores da microbiota da pele, reestruturadores e antioxidantes.

Durante e após o tratamento de câncer, é imprescindível que a pele, os cabelos e as unhas tenham cuidados especiais e, que um profissional esteja a frente das orientações e destes cuidados. Estas orientações serão baseadas em cada caso, no tipo de tratamento que está sendo realizado e nos efeitos adversos que este tratamento traz  a cada paciente.

 

Dra. Paula França

Fisioterapeuta Dermato Funcional

Pós Graduanda em Fisioterapia em Oncologia

Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2018 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727