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O que é atividade física?

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A atividade física é simplesmente o movimento do corpo que consome energia. Andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar à noite toda são bons exemplos de atividade física.

Para trazer benefícios à saúde, a atividade física precisa ser moderada ou vigorosa e ser realizada pelo menos durante 30 min por dia.

É uma forma importante de manter ou perder peso, pois através dela a pessoa pode queimar as calorias ingeridas numa refeição. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada, cada um respeitando os limites de seu corpo.

Abaixo alguns tipos de atividades (que devem ser realizadas pelo menos durante trinta minutos por dia):

Atividades físicas moderadas:

  • Caminhar rapidamente (cerca de 5,5 km/h);
  • Cuidar do jardim;
  • Dançar;
  • Andar de bicicleta (menos de 16 km/h);
  • Treinar com peso (exercícios leves).

Atividades físicas vigorosas:

  • Corrida (mais de 8 km/h);
  • Andar de bicicleta (mais de 16 km/h);
  • Natação (nado livre);
  • Exercícios aeróbicos;
  • Andar muito rápido (sete quilômetros por hora);
  • Levantamento de peso (esforço vigoroso);
  • Jogar basquete;
  • Jogar futebol.

Atividades corriqueiras também podem ser consideradas atividades físicas importantes:

  • Lavar roupa;
  • Limpar a casa;
  • Lavar o carro;
  • Subir escadas;
  • Caminhar até o trabalho.

Ou seja, às vezes mesmo sem ter intenção, a pessoa já está fazendo uma atividade física e obtendo benefícios a seu corpo e saúde.

Algumas atividades físicas não são intensas o suficiente para serem contabilizadas nos 30 min diários recomendados. Embora você esteja se movimentando, essas atividades não aceleram seu batimento cardíaco. Exemplos dessas atividades são: passear num passo lento, fazer tarefas leves dentro de casa, passear no shopping e por aí vai. Então, é necessário ficar atento para não se iludir e deixar de alcançar o objetivo mínimo de atividade física.

Quantidade de atividade física necessária

No mínimo, pratique atividade de intensidade moderada por 30 minutos na maioria dos dias ou preferivelmente todos os dias. Isso em adição às suas atividades diárias.

Aumentar a intensidade ou tempo de atividade pode trazer benefícios adicionais à saúde e podem ser necessários para controlar o peso. Cerca de 60 minutos diários de atividade física moderada podem ser necessários para prevenir o aumento de peso. Para aqueles que perderam peso, pelo menos 60 a 90 minutos por dia são necessários para manter o peso. Ao mesmo tempo, as calorias necessárias não podem ser excedidas.

Crianças e adolescentes devem ser ativas fisicamente pelo menos 60 minutos todos os dias, ou na maioria dos dias.

Embora 30 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada forneçam benefícios à saúde, ficar ativo por mais tempo ou realizar atividades mais vigorosas podem trazer maiores benefícios, pois consomem mais calorias por hora.
Não importando que atividade você escolha, ela pode ser feita toda de uma vez, ou dividida em duas ou três partes durante o dia. Mesmo 10 minutos de uma sessão de atividade são contabilizados no total de exercícios diário.

A maioria dos adultos não precisa se consultar com seu médico antes de começar a se exercitar num nível moderado. No entanto, homens acima de 40 anos e mulheres acima de 50 anos que planejam começar uma atividade física vigorosa devem consultar seu médico, assim como indivíduos que possuam uma das condições abaixo:

  • problema de saúde crônico como doença cardíaca,câncer, pressão sangüínea alta , diabete, osteoporose, asma ou obesidade;
  • risco alto para doença cardíaca como histórico familiar de doença cardíaca ou derrame, ter uma dieta rica em gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol, fumo ou ter um estilo de vida sedentário.

Fontes: USDA - United States Department of Agriculture e NIH - National Institute of Health em Portal Emedix-Uol

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