Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Acupuntura como terapia complementar no tratamento do câncer

Você está localizado em: Home » Acupuntura como terapia complementar no tratamento do câncer



As modalidades terapêuticas complementares, como a acupuntura, a homeopatia, as técnicas que integram mente e corpo e muitas outras, vêm sendo utilizadas com freqüência crescente por pacientes com câncer.

Estudos realizados nos Estados Unidos e Europa indicam que em torno de 30% dos pacientes procuram uma ou mais destas técnicas para complementar seu tratamento, muitas vezes, sem o conhecimento de seus médicos.

A acupuntura é utilizada na China há milênios, tendo se difundido para outras áreas do oriente e também do ocidente. A acupuntura é um dos principais aspectos da medicina tradicional chinesa, que se utiliza também de dietas e exercícios físicos para combater a doença e promover a saúde. É importante que se tenha em mente que o conceito de doença para os orientais é um pouco diferente do conceito ocidental.

Desta forma, a medicina chinesa em geral, e a acupuntura em particular, analisam, não só a queixa trazida pelo paciente, mas também diversos aspectos físicos e mentais que permitem se chegar a um diagnóstico. O enfoque é dado a cada paciente, com suas características únicas, tratando-se o doente e não a doença. Dois pacientes com a mesma doença recebem, muitas vezes, tratamentos diversos. O diagnóstico, na medicina chinesa, é feito a partir da análise de dados da história e exame físico do paciente, que englobam os dados levantados em uma consulta médica ocidental e outros, como a análise do pulso e da língua, o interrogatório sobre preferências e aversões, e a avaliação do estado emocional do paciente.

A técnica da acupuntura baseia-se na colocação de agulhas muito finas em pontos específicos localizados na pele.

Segundo a teoria da medicina chinesa, os pontos estimulam a energia e promovem o equilíbrio do organismo. O tratamento é feito ao longo de sessões de 20 a 30 minutos, realizadas 1 a 2 vezes por semana.

A acupuntura vem sendo estudada em vários aspectos do tratamento do câncer. Devido à crescente demanda de pacientes que buscam as terapias complementares e, também, porque muitas destas modalidades são praticadas de forma não criteriosa, órgãos envolvidos na regulamentação da área de Oncologia resolveram patrocinar e incentivar um estudo mais detalhado de algumas técnicas.

Assim, o "National Institutes of Health", órgão norte-americano equivalente ao nosso Ministério da Saúde, criou uma agência especial para estudar, de forma científica, as medicinas complementares. O próprio "National Institutes of Health" reconheceu a validade da acupuntura no tratamento complementar da náusea, induzida por determinados tipos de quimioterapia.

Outras possíveis indicações da acupuntura no tratamento do câncer, que ainda estão sendo estudadas mais a fundo, incluem o controle da dor e da fadiga e a promoção de um melhor bem-estar durante o tratamento. No Brasil, a acupuntura adquiriu, recentemente, o status de especialidade médica, com credenciamento e atividades normatizadas pela Associação Médica Brasileira.

A proposta da acupuntura, no que diz respeito ao tratamento do paciente com câncer, é de servir como um complemento ao tratamento convencional. Idealmente, o paciente em tratamento por acupuntura deve informar seu médico e saber se, a princípio, não haveria contra-indicações para esta prática naquele determinado momento do seu tratamento. Espera-se que, num futuro próximo, possamos aliar o que existe de melhor na medicina convencional às modalidades complementares que se mostrem eficazes no tratamento do câncer

Por Helena M. Campiglia, médica, Revista Hands.

Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2017 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727

Desenvolvido por:

Grupo Uebtech - Soluções Empresariais