Mastalgia - dores na mama

Você está localizado em: Home » Mastalgia - dores na mama

O câncer de mama em sua fase inicial não dói, mas o câncer em sua fase avançada dói sim. A dor ocorre por invasão das estruturas adjacentes ao tumor (pele, músculos, ossos, estruturas vasculares e nervosas) no caso de grandes lesões na mama ou metástases axilares volumosas. Mulheres com dor mamária decorrente de malignidade oculta podem apresentar além da presença de nodulação mamária palpável outros sinais como: vermelhidão, edema, depressão na pele ou retração do mamilo.

Logo, o jargão utilizado - câncer de mama não dói? só se aplica para os tumores pequenos e iniciais. Ou seja, o câncer de mama na fase de alta probabilidade de cura (câncer inicial) não dá sintomas, sendo apenas perceptível pelos exames de imagem (mamografia e/ou ultrassonografia) ou pelo exame do médico. Daí a importância de se procurar um médico mesmo que a paciente não sinta nada nas mamas para a realização de exames preventivos.

Quem sente dor nas mamas constantemente não deve ficar preocupada com o risco de câncer de uma forma geral. A maioria absoluta dos casos de dor mamária é por problemas benignos da mama (mastalgia benigna) principalmente decorrente das alterações hormonais durante o ciclo menstrual que leva ao acúmulo de líquidos nas mamas.

A dor por câncer de mama (mastalgia maligna) está associada à presença de grandes lesões mamárias na qual a nodulação por si só, associada a alterações na pele ou no bico, deveria chamar a atenção das pacientes para procurar auxílio médico imediato.

Entre as outras possíveis causas de dor nas mamas são:

Pela ação e variação hormonal durante o ciclo menstrual, sendo esta a principal causa como relatado anteriormente. Caracteriza-se por ser cíclica, isto é, ocorre a cada ciclo menstrual e é descrita como uma dor profunda em peso, difusa e bilateral

• Cistos volumosos;
  • Abscessos;
  • Infecção (mastite).

Outras causas que podemos relatar de dor nas mamas são as extramamárias, na qual a dor se origina em uma outra parte do corpo e se irradia para a mama, confundindo as pacientes. O médico deverá estar atento e direcionar sua investigação para as outras causas de dor referida na mama, com exame específicos para o provável sítio de origem da dor, pois o fundamental nestes casos é a identificação da causa da dor e não apenas o tratamento do sintoma. Destacamos as seguintes possíveis causas de dores irradiadas para as mamas:

• Dor musculares;
  • Dor articular;
  • Dor de origem cardíaca;
  • Dor de origem no esôfago e estômago;
  • Dor de origem na parede torácica (neuralgia, fraturas ocultas de costelas);
  • Dor pleurítica.

Casos de infecção como herpes zoster que pode também ser referida nas mamas.

Toda dor mamaria é digna de avaliação médica, uma vez que só ele será capaz de discernir as causas da dor e oferecer tratamento apropriado. A dor mamária por si só já é um problemas que não deve ser negligenciado, pois reduz a qualidade de vida das pacientes.

Para o diagnóstico, o médico fará um exames físico, podendo associar exames de imagem (mamografia, ultrassonografia, etc.). A depender da idade da pacientes e dos achados do exame médico poderá chegar a um diagnóstico preciso da causa da dor.

A mastalgia benigna poderá ter seu tratamento realizado através de medidas de orientações e esclarecimento da paciente de que esta dor mamária não se trata de câncer - medida muito importante e eficaz principalmente para as pacientes que apresentam cancerofobia. Só de ser esclarecida e tranquilizada pela exclusão da presença de malignidade, a mesma já se sente melhor.

Uso do sutiã adequado que promova contenção e sustentação das mamas diminuindo a mobilidade mamária

Evitar uso de: chá, café, chocolate, refrigerantes pois apresentam substâncias que estimulam a dor mamária

Praticar atividade física

E para os casos mais importantes e que não melhoram coma as medidas anteriores o médico iniciará tratamento medicamentoso.

Dr Wesley Andrade, Mastologista, em http://www.minhavida.com.br/saude/materias/17822-cancer-de-mama-so-causa-dor-em-fases-avancadas