Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Pilates em oncologia pediátrica

Você está localizado em: Home » Pilates em oncologia pediátrica



O Método Pilates surgiu como uma nova tendência para aqueles que procuram de alguma forma melhorar a interação de corpo e mente e aumentar a consciência corporal com uma postura mais equilibrada. Tem por objetivo condicionar o corpo e a mente, ajudando a ter consciência dos músculos, coordenação e percepção dos movimentos.

A técnica apresenta muitas variações de exercícios e pode ser realizada por pessoas que buscam alguma atividade física, por indivíduos que apresentam patologias em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral.

O pilates é uma modalidade de exercícios que proporciona aos pacientes vários aspectos corporais de uma única vez. Os exercícios melhoram a flexibilidade geral do corpo, promovem o fortalecimento do "centro de força", melhoram a postura e coordenação da respiração, melhoram a autoestima e aumentam a resistência física e mental, sempre se preocupando com movimentos conscientes.
É um método que trabalha com exercícios de baixo impacto, com grande capacidade de adaptação para as necessidades e habilidades de cada paciente, podendo ser praticado por adultos e crianças.

Por se tratar de um método de exercícios que pode levar ao condicionamento físico e/ou reabilitação sem danos às articulações que estão em desenvolvimento, o método também é indicado para crianças e adolescentes que estão em tratamento oncológico e hematológico

Níveis reduzidos de atividade física durante e após o tratamento podem ocasionar sequelas temporárias ou definitivas, contribuir para um descondicionamento cardiopulmonar, diminuição da força muscular esquelética e fadiga. Alguns fatores condicionantes do tratamento podem deixar sequelas sensitivas, motoras, vasculares ou respiratórias importantes, além de ocasionar edemas, disfunções ventilatórias, fibrose, déficit de equilíbrio, levando à restrição de movimentos.

As terapias são realizadas individualmente ou em grupo de no máximo três pessoas, os exercícios são realizados em solo, utilizando bolas, rolos, disco de rotação ou somente o peso corporal e a força da gravidade.

Movimentos que compõem o universo infantil como cambalhotas, andar de gato, pular igual sapo, fazem com que as terapias se tornem mais lúdicas, despertando e estimulando os pacientes. Os exercícios progridem de acordo com evolução e indicação de cada paciente. É importante destacar que crianças estão em constante processo de desenvolvimento, não sendo indicado sobrecarga de movimentos que exija muita contração muscular.

No Grendacc - Grupo em defesa da criança com câncer ,o pilates é utilizado para reabilitar crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 8 a 19 anos, com doenças oncológica e hematológica.
Por ser dinâmico, com ampla variedade de exercícios desafiadores e recreativos, faz com que o paciente interaja com os exercícios propostos e sinta-se capaz de realizar suas atividades rotineiras. Isso traz uma maior aceitação das crianças na realização da terapia proposta.

O pilates tem se mostrado uma importante ferramenta dentro da fisioterapia oncológica atuando de forma preventiva e reabilitativa.

Talita Rodrigues
CREFITO 3/146942-F
Especialista em Reabilitação Aplicada a Neurológia Infantil -UNICAMP
Especialista no Método Pilates Paulista - UNIP
Membro do comitê de fisioterapia da Abrale
Fisioterapeuta do Grendacc- Grupo em defesa da criança com câncer
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Vip Trainning

Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do Instituto Oncofisio em seu e-mail!

© 2010/2017 - Oncofisio: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana (CEP: 04015-000) - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3255-4727

Desenvolvido por:

Grupo Uebtech - Soluções Empresariais