Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Adolescentes com câncer podem ter vida sexual ativa

Você está localizado em: Home » Notícias » Adolescentes com câncer podem ter vida sexual ativa



05/08/14

Considerado ainda um tabu para muitos pacientes, o início da prática sexual por adolescentes submetidos ao tratamento de câncer é um dos desafios existentes para este público, em decorrência de fatores que podem interferir diretamente na autoestima dos pacientes, como a perda de cabelo e a limitação física na prática*ual.

A oncologista pediátrica Carla Macedo, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), explica que a iniciação*ual deve ser abordada juntamente com o oncologista do paciente e a equipe multidisciplinar: "O objetivo do acompanhamento é atuar na necessidade de identificação e intervenções de suporte ao adolescente. É acolher e desvendar mitos em relação ao*o de acordo com a condição clínica do paciente, de modo que não seja para ele uma experiência traumatizante?.

Um dos fatores que resultam na baixa autoestima é a queda de cabelo durante o período de tratamento. ?As meninas são orientadas pela equipe, sobre a queda de cabelos e quando a questão afeta diretamente a autoestima das pacientes, a equipe multidisciplinar intervém com ações para promover a aceitação?, completa a oncologista.

Em relação aos efeitos colaterais, o tratamento também pode apresentar algumas reações nos pacientes, e em determinado momento o ato*ual pode ser contra indicado. ?Um dos efeitos é a redução da libido, ou seja, a redução do desejo*ual em decorrência de quadros depressivos ou utilização de alguma medicação. A limitação física é também um fator gerado pelos eventos adversos, como vômitos, náuseas, fadiga, mucosites (reação tóxica inflamatória) e queda do número de plaquetas durante o tratamento?, afirma Carla.

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE)

Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional.

Segs

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001