Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Amamentação pode ajudar a prevenir o câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Amamentação pode ajudar a prevenir o câncer de mama



01/08/14

A amamentação é uma fase muito importante para o bebê, por ser este o meio pelo qual ele recebe nutrientes e fortalece seu sistema imunológico, o que no futuro o protegerá contra várias doenças. Além disso, o aleitamento é muito relevante para a saúde das mães, podendo auxiliar na prevenção do câncer de mama.

Neste 1º de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em diversos países com ações na Semana Mundial da Amamentação, realizada de 1º a 7 de agosto, com o intuito de incentivar as mães que amamentam. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, cada ano completo de amamentação diminui de 3 a 4% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama.

Conforme a mastologista do Centro Oncológico do Triângulo, Jackeline Ribeiro Oliveira Guidoux, essa questão provavelmente tem relação com a produção de hormônios. No período de gestação, a mulher tem menos hormônios, o que pode estar relacionado ao desenvolvimento do câncer de mama. É importante ressaltar que as mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença, devido à substituição de tecido glandular por gordura nas mamas, explica.

Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a amamentação como agente de prevenção deve estar sempre associada a outros hábitos de vida saudável, como não fumar, ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, manter-se com peso adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2014, estima-se que o Brasil tenha 57.120 novos casos de câncer de mama. O câncer de mama é hoje o mais comum nas mulheres, depois do de pele não melanoma.

Dentre os sintomas da doença estão o nódulo palpável (caroço) no seio ou na axila, acompanhado ou não de dor mamária, ou alterações mais graves na pele que recobre a mama, como aumento ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja e secreção no mamilo.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, dentre outros. Para a detecção precoce, é recomendada a mamografia bienal para mulheres entre 50 e 69 anos e o exame clínico das mamas anualmente a partir dos 40 anos

JM Online

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001