Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Apesar do clima, região sul é a com maior número de casos de câncer de pele

Você está localizado em: Home » Notícias » Apesar do clima, região sul é a com maior número de casos de câncer de pele



02/07/2018

 

Se no verão as pessoas já não são muito adeptas a utilização do protetor solar, no inverno o hábito é ainda mais negligenciado. O problema é que os raios ultravioletas continuam chegando aos nossos rostos, mesmo nos dias nublados e podem causar muitos problemas, dentre eles, o câncer de pele.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no país. Entre 2018 e 2019, são estimados mais de 85 mil casos do câncer de pele não melanoma, que são os mais comuns.

Além disso, a região sul é a com maior incidência, com cerca de 160 casos a cada 100 mil habitantes. O oncologista Elge Werneck Araújo Júnior, do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC) explica que o principal motivo é a descendência dos moradores desses estados.

O especialista também ressalta que o protetor ou bloqueador solar deve ser passado sempre, independente da época do ano e do clima.

Júnior também faz um alerta aos pais ou responsáveis. Crianças devem ser estimuladas desde cedo a fazer a proteção e evitar que as doenças se desenvolvam no futuro.

O tratamento depende do estágio da doença. Em casos iniciais, a cirurgia com ou sem radioterapia tem altas taxas de cura. Em outros é possível se beneficiar da imunoterapia, com o aumento da imunidade que mata o tumor. Nos casos mais severos, o tratamento é feito com quimioterapia ou terapias-alvo, medicamentos com substâncias que foram desenvolvidas para identificar e atacar características específicas das células cancerígenas.

Fonte: CBN

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001