Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Atividade física pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Atividade física pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer



06/04/15

Há muito tempo a atividade física é conhecida por seus inúmeros benefícios na esfera física e psíquica e agora a luta contra o câncer ganhou um novo aliado. Segundo estudos recentes, a obesidade e a vida sedentária aumentam a incidência de certos tipos de câncer: 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos cânceres de endométrio (membrana que reveste a parede do útero), 25% dos tumores malignos de cólon (parte do intestino grosso) e 37 % dos tumores de esôfago.

Homens e mulheres fisicamente ativos, independentemente de sua massa corpórea, apresentam menor risco de desenvolvimento dos tipos mais comuns de câncer no ser humano como mama, próstata e cólon. Estudo publicado pela Associação Americana para a Pesquisa do Câncer mostrou que mulheres na menopausa que se exercitavam regularmente reduziram o risco de contrair a doença em 25%. Mesmo aquelas que fizeram atividades mais leves como caminhadas reduziram seu risco em 14%.

Este estudo contou com a participação de 73.615 mulheres na fase da pós-menopausa e demonstrou que atividades simples e regulares, como andar ao menos uma hora por dia, reduzem significativamente o risco de câncer de mama. Porém, os especialistas alertam que é preciso manter a regularidade dos exercícios e escolher atividades físicas que tenham um gasto calórico ao redor de 350 calorias/hora por dia, como por exemplo uma sessão de Pilates, uma hora de musculação, trinta minutos de corrida ou até mesmo uma hora de caminhada vigorosa.

Diversos mecanismos fisiológicos foram sugeridos para explicar o efeito protetor do exercício para o desenvolvimento de tumores. O exercício físico promove o aumento da circulação sanguínea e estimula o trabalho muscular que reduz os níveis de insulina e de certos fatores de crescimento liberados pelo tecido adiposo que estimulam a multiplicação das células malignas. Também modula os níveis de substâncias químicas e hormônios como o estrógeno e progesterona, além de prevenir o envelhecimento precoce das células, minimizando o risco de alterações celulares que podem originar os tumores.

O importante na condução do exercício físico é a evolução lenta e progressiva, principalmente para aquelas pessoas sedentárias que desejam começar a se exercitar. A combinação de atividades que contemplem exercícios para diferentes valências físicas, como força muscular, flexibilidade e condicionamento cardiovascular, é uma ótima opção para iniciantes e avançados.

Apesar da relação entre atividade física e câncer ainda não estar definitivamente esclarecida, os estudos são categóricos ao mostrar que portadores desta doença, ou aqueles que foram submetidos a cirurgias para o tratamento de tumores de mama, intestino ou próstata, devem investir um tempo significativo na prática regular de exercícios físicos. Devem também se dedicar com a mesma energia que enfrentam as modalidades tradicionais de tratamento como quimioterapia, radioterapia ou cirurgias.

Webrun

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001