Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Brasil terá em torno de 15 mil novos casos de câncer de boca

Você está localizado em: Home » Notícias » Brasil terá em torno de 15 mil novos casos de câncer de boca



04/07/14

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados em torno de 15 mil novos casos da doença no Brasil, neste ano. O número é considerado alto e evidencia a necessidade de ações de estímulo à prevenção. A doença mata mais de 4 mil pessoas por ano, por isso o Conselho Federal de Odontologia (CFO) estimula ações preventivas e educativas, além de promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a pacientes com câncer bucal.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG), Luciano Eloi Santos, o câncer de boca é um problema de saúde pública, sendo o terceiro em incidência. "O importante é sensibilizar a população para que tenham alguns cuidados relativos à realização do autoexame, da higienização bucal completa e atenção aos fatores de risco elimináveis, que são justamente o tabaco, ou seja, o fumo, e o álcool. Esses fatores mais do que predispõem ao aparecimento do câncer de boca por irritação crônica da mucosa?, alerta.

O cirurgião-dentista destaca, ainda, outras preocupações que a população deve ter com relação aos cuidados para a promoção da saúde bucal. "Isso passa fundamentalmente pela observação. Se a pessoa tem uma ferida que não cicatriza e que é persistente por muito tempo, ela foge do padrão normal. Então, isso já serve de alerta de que existe uma alteração que poderá ser maligna, ou seja, um câncer de boca?, explica Santos.

Levantamentos indicam que o câncer de boca já esteja estabelecido em torno de 16 mil pessoas, além dos novos casos que vão surgindo ao longo do ano. O problema, segundo Luciano Eloi Santos, é que a doença demora a ser diagnosticada. "Muitas vezes existe apenas uma ferida pequena, mas a pessoa vai deixando e, quando resolve prestar atenção, ela já tomou uma dimensão significativa. Isso quer dizer que o câncer já estava instalado há um ou dois anos, mas, sem cuidado, chega a uma dimensão que causa até hipertrofia da boca ou adultera a conformação facial. É nessa hora que a pessoa recebe o diagnóstico, embora estivesse com a doença já instalada de forma crônica?, frisa.

O especialista lembra que o câncer é uma doença crônico-degenerativa, cuja evolução é lenta, diferente da infecto-contagiosa, que evolui de maneira rápida. Uma gripe, por exemplo, é diagnosticada em uma semana, enquanto que o câncer leva anos para ser detectado.

Fonte: JM Online

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001