Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano, segundo o Inca

Você está localizado em: Home » Notícias » Câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano, segundo o Inca



03/10/16

A cirurgia da mama causa uma alteração significativa no órgão. Na grande maioria dos casos ela pode e deve ser amenizada. Esse mês, o tradicional Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença que é mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois do câncer de pele, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sendo assim, o Inca e o EXTRA promovem, na quinta-feira, um debate sobre o assunto, aberto ao público.

O tratamento depende do estágio do câncer. Assim, a definição terapêutica é determinada caso a caso. Ele pode consistir basicamente em quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Médicos afirmam que quanto mais cedo for descoberto o problema, maiores serão as chances de cura.

De acordo com o mastologista Marcelo Bello, do Inca a alteração da anatomia da mama tem implicações não só estéticas, mas também psicológicas e funcionais. Além disso, a reconstrução mamária é parte integral do tratamento.
? A autoestima da mulher costuma melhorar após a cirurgia de reconstrução. Porém, para um resultado melhor, é preciso se informar sobre os diversos tipos de reconstrução, e os seus resultados ? afirma Marcelo.

Semana da reconstrução mamária

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) promove entre os dias 24 e 28 de outubro a ?Semana da Reconstrução Mamária?. Serão 16 hospitais participando de um mutirão para reconstrução mamária e a meta é operar em torno de 80 pacientes no período.

O critério para seleção será de acordo com o tempo de espera na fila. A ação é mais uma oportunidade de destacar e reforçar a necessidade de conhecimento da doença, além de trazer as principais novidades no tratamento e as possibilidades pós-cirurgia.

Os interessados devem se informar através do telefone 3938-2822, no período da manhã, ou pelo e-mail: projetofendas@hucff.ufrj.br.

Vagas são limitadas no evento de quinta

Onde - o debate será no dia 6 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Inca (Praça Cruz Vermelha 23, 8º andar).
Vagas - para assistir, basta levar a carteira de identidade. As vagas são limitadas a 220 lugares no auditório.
Participantes - as médicas Liz Almeida e Mônica de Assis, do Inca, vão falar sobre as pesquisas do câncer de mama e darão recomendações para a detecção precoce do problema. Logo após, a jornalista Flávia Junqueira, do EXTRA, vai mediar um debate sobre o corpo da mulher.

Convidados - estarão presentes no evento os especialistas Lilian Marinho, da Rede Feminista de Direitos Sexuais e Reprodutivos; Lírio Cipriano, do Instituto Avon; Marcelle Medeiros, da Fundação Laço Rosa; Graciela Pagliaro, da Clínica de Saúde da Família e Rede de Educação Popular em Saúde; Elizete Martins, do Inca; Mônica de Assis, da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede do Inca.


Fonte: Jornal Extra

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001