Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Câncer: novo estudo alerta para genes

Você está localizado em: Home » Notícias » Câncer: novo estudo alerta para genes



31/07/14

Um estudo sueco pesquisou a saúde de 71 mil pessoas adotadas, utilizando dados coletados dos pais biológicos e dos adotivos, para descobrir se o histórico familiar traz maiores riscos ao desenvolvimento de câncer de mama, próstata e colorretal do que o estilo de vida.

O intuito era verificar como o histórico genético e o ambiente no qual as pessoas eram criadas impactavam o desenvolvimento de câncer. Como não havia relação genética entre os estudados e as famílias de criação, ficou mais clara a verdadeira extensão da influência biológica parental, de acordo com o estudo recém-publicado no European Journal of Cancer.

A pesquisa europeia relata que, quando os pais biológicos tiveram câncer, foi detectado um aumento de 80% a 100% das chances do surgimento em uma pessoa, em comparação com alguém cujos pais não tiveram a doença. Outra conclusão foi a de que não houve efeito nos filhos quando os pais adotivos desenvolviam os três tipos de câncer citados.
-Seria muito mais sensível, eficaz e econômico definirmos o risco de câncer baseado na história familiar. Hoje, já são conhecidos 26 genes que causam câncer de mama hereditário, sendo que essa investigação é inacessível à grande maioria das pessoas-, pontua o oncogeneticista José Casali.

Apesar de concordar com os resultados obtidos para os tipos de câncer estudados, Casali explica que cerca 50% de todas as formas da doença poderiam ser evitados com mudanças de hábitos ou estilo de vida. -Dieta inadequada e sedentarismo contribuem com 30% no risco de desenvolver câncer, principalmente de intestino. Considerando que um em cada dez casos são hereditários e que três em cada dez têm fatores genéticos, seria muito pertinente que todas as pessoas com história familiar de câncer tivessem uma orientação de prevenção personalizada-, diz o médico da Oncoclínica.

De acordo com o coordenador do estudo sueco, Bengt Zoller, os resultados da pesquisa não significam que o estilo de vida não é importante para o surgimento desses tipos de câncer, mas sugerem que os efeitos da genética e do histórico familiar são mais relevantes.

Fonte: A tribuna MT

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001