Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Câncer vai matar 5,5 milhões de mulheres por ano em 2030, diz relatório

Você está localizado em: Home » Notícias » Câncer vai matar 5,5 milhões de mulheres por ano em 2030, diz relatório



01/11/16

O câncer vai matar 5,5 milhões de mulheres aproximadamente a população da Dinamarca por ano em 2030, um aumento de quase 60% em menos de duas décadas, afirma relatório divulgado nesta terça-feira pela Sociedade Americana de Câncer. Essa projeção está relacionada com o aumento e envelhecimento da população. Mulheres que vivem em países pobres e em desenvolvimento serão as mais afetadas, vítimas de cânceres que podem ser prevenidos.

A maioria das mortes vai ocorrer em adultos jovens e de meia idade disse Sally Cowal, vice-presidente em saúde global da Sociedade Americana de Câncer, alertando para os danos que isso irá provocar para famílias e economias nacionais. O relatório destaca a grande desigualdade geográfica na disponibilidade de recursos, medidas preventivas e tratamento para combater a crescente ameaça do câncer.

Atualmente, o câncer é responsável por uma em cada sete mulheres mortas no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares em causa de mortes. Entretanto, os quatro tipos de cânceres mais mortais mama, colorretal, pulmão e cervical podem, em muitos casos, serem prevenidos ou detectados no início, o que aumentariam as chances de tratamento.

Em países pobres, o diagnóstico é tardio, o que reduz as chances de sobrevivência. E as mulheres nesses países estão vivendo mais tempo, por causa de melhorias no atendimento básico de saúde, mas isso faz com que elas sejam mais suscetíveis ao câncer.

E nos países em desenvolvimento, as mulheres estão sendo mais expostas a fatores de risco conhecidos "associados com a rápida transição econômica", diz Sally, "como falta de atividade física, dieta não saudável, obesidade e fatores reprodutivos", como postergar a gravidez.

"Por causa dessas mudanças, cânceres que eram comuns apenas em países de alta renda per capita estão se tornando mais prevalentes", diz o relatório.

De acordo com a Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer, em 2012 foram registrados 6,7 milhões de casos e 3,5 milhões de mortes por câncer entre mulheres, sendo 56$ dos casos e 64% das mortes em países menos desenvolvidos.

Esses números devem aumentar para 9,9 milhões de casos e 5,5 milhões de mortes entre mulheres anualmente em 2030, indica o relatório.

Fonte: Jornal Extra

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001