Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Carboidrato piora o câncer? Veja 4 mitos sobre dietas e tumores

Você está localizado em: Home » Notícias » Carboidrato piora o câncer? Veja 4 mitos sobre dietas e tumores



27/02/2019

 

Carboidrato piora o câncer? Veja 4 mitos sobre dietas e tumores
Em cartilha, Instituto Nacional de Câncer esclarece informações falsas que podem prejudicar o tratamento de pacientes com a doença

Esse tipo de informação também gera efeitos psicológicos sérios. “Achar que determinado alimento pode fazer o câncer evoluir ou reduzir a chance de cura causa medo e culpa”, alerta a nutricionista.

A necessidade de desbancar esses mitos motivou a nutricionista e outros especialistas do instituto a elaborar uma cartilha sobre o que é verdade ou mentira quando o assunto é dieta e câncer. O documento foi publicado em janeiro de 2019.

A seguir, conheça os boatos desbancados pelo Inca e entenda por que eles não têm fundamento:

1. “Carboidratos alimentam o tumor”
Essa afirmação até tem um fundo de verdade. Todo carboidrato que comemos – seja o do pãozinho francês, seja o do arroz integral – viram glicose. A função da glicose é fornecer energia para as células do nosso organismo funcionarem – inclusive as malignas. E, como essas células se multiplicam em alta velocidade, elas acabam consumindo muito mais glicose do que as outras.

Mas isso não significa que tirar o cardápio da dieta é uma solução. Gabriela explica que, ao parar de consumir o macronutriente, nosso organismo encontra outros meios de obter glicose – usando proteínas que formam os músculos, por exemplo. O resultado? Além do emagrecimento, uma perda grande de massa muscular, um problema para quem busca se curar de um câncer.

Em uma cirurgia, por exemplo, é essencial que o corpo tenha uma boa resposta imunológica e inflamatória – e os músculos produzem proteínas que garantem essa reação. Já no caso da quimioterapia, quanto mais massa magra, melhor será a absorção dos medicamentos. Isso porque a maioria dos quimioterápicos é metabolizada em tecidos com maior quantidade de água, que é o caso dos músculos. “Uma pessoa com pouca massa muscular vai ter mais droga livre circulando no organismo e, consequentemente, mais efeitos colaterais”, explica Gabriela.

O melhor jeito de consumir carboidratos durante o tratamento é priorizar aqueles que vêm de alimentos frescos, como frutas, verduras, grãos e cereais. O que você deve cortar são os itens abarrotados de açúcar e pobres em nutrientes – caso dos salgadinhos, biscoitos recheados e outros produtos ultraprocessados. Esses não fazem bem para ninguém!

2. “Sua quimioterapia não vai funcionar se você comer carboidratos”
Segundo o documento apresentado pelo Inca, alguns estudos feitos com amostras celulares e animais apontam que a restrição de glicose pode reduzir o crescimento de tumores. O que não quer dizer que esses achados são verdadeiros – eles precisam ser validados em pesquisas feitas com pessoas. “Até o momento, não existem evidências científicas suficientes que confirmem que cortar carboidratos ajuda a ‘matar o tumor’ em humanos”, diz o texto da cartilha.

3. “Proteína animal deve ser cortada, porque alimenta o tumor”
Outra afirmação que não tem fundamento. As proteínas são essenciais para a formação de novas células, além de participarem do transporte de substâncias no sangue, da produção de hormônios e, claro, da construção dos músculos – que, como já vimos, são importantíssimos para quem busca se curar de um câncer.

O tratamento dessa doença propicia a perda muscular, o que pode não só piorar a reação aos remédios, mas também limitar outras atividades do dia a dia do paciente. Sem músculos saudáveis, podem surgir problemas para sentar, levantar, caminhar, por exemplo.

Para garantir o aporte necessário, vale pedir orientações a um nutricionista. As proteínas podem ser tanto vegetais quanto de origem animal. No primeiro caso, você as encontra nas leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha) e nas castanhas. Mas elas também estão nas carnes e em ovos, queijos, leite.

4. “Cogumelo-do-sol, noni, graviola, chá de graviola, chá-verde curam o câncer”
O documento do Inca é categórico: “não existem alimentos que, milagrosamente, curam o câncer”. O que existem são evidências de que uma alimentação balanceada, natural e diversificada garante uma boa saúde, prevenindo, entre outras coisas, o câncer. “Quanto mais colorida for a sua alimentação, mais fortalecidas estarão as defesas do seu corpo e menores serão as chances de prejuízos no seu estado nutricional durante o tratamento”, diz o texto.

Mas, ainda assim, há muitos outros fatores em jogo, como herança genética, estilo de vida e hábitos como o tabagismo. Levar uma vida saudável em todos os aspectos (não só à mesa) é a melhor maneira de evitar doenças sérias e de combatê-las, caso elas deem as caras.

Fonte: Super Interessante

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001