Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Com câncer raro, homem tem rosto reconstruído com partes do corpo

Você está localizado em: Home » Notícias » Com câncer raro, homem tem rosto reconstruído com partes do corpo



19/10/12

O britânico Josh Stephenson, 48 anos, teve de ter o rosto reconstruído usando partes de sua coxa e de seu ombro, após perder o olho e o maxilar devido a um tipo raro de câncer no olho, o melanoma maligno da órbita. Diagnosticado com a doença em outubro de 2009, o designer foi tratado com radioterapia no início de 2010, mas a expansão do câncer fez com que os médicos fossem obrigados a operá-lo. Ele foi submetido a cerca de 50 horas de cirurgia durante sete operações e enfrentou outros procedimentos na face. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Os cirurgiões trabalharam no rosto de Stephenson durante dois dias inteiros com quatro meses de intervalo em 2010. Primeiramente, eles retiraram o olho e substituíram com tecido da coxa. Depois, eles removeram a maxila superior esquerda e parte do céu da boca e reconstruíram usando parte de seu ombro. "Você simplesmente tem que ir em frente. Foi uma jornada, e meu rosto está uma bagunça, é um trabalho em construção. Cada procedimento faz ele ficar um pouco melhor", afirma o britânico de Cambridge.

A primeira vez em que Stephenson percebeu que algo estava errado foi quando sentiu uma coceira na pele ao redor do olho. Ele pensou que era rinite, mas quando a pálpebra começou a inchar ele foi encaminhado a um especialista no Hospital Moorfields Eye, em Londres. Os médicos acreditam que ele tenha tido "sardas" cancerígenas na parte de trás do globo ocular desde o nascimento, e que elas teriam crescido lentamente e se transformado em um tumor. O designer acredita que o estresse pode ter sido um fator importante para desencadear a condição.

"As sensações são muito estranhas. Às vezes parecem alfinetes e agulhas, outras parecem uma 'pressão dormente'", descreve. Stephenson está sendo monitorado duas vezes por ano pelo departamento de oncologia do Hospital Addenbrooke, em Cambridge, e diz que o médico está satisfeito com o progresso. "Ele disse que minha pela está cicatrizando muito bem", conta.

O designer passa atualmente pela fase de remissão, mas ciente de que o câncer pode voltar. No próximo mês, ele vai passar por outra operação para remover parte da pele de dentro da boca, o que fará com que tenha mais facilidade para comer e falar. Os cirurgiões também vão preencher um pouco mais de seu rosto usando gordura retirada do estômago e substituir os dentes temporários por implantes permanentes.

Stephenson trabalhará na conscientização a respeito deste tipo de câncer nas instituições Cancer Research UK e Saving Faces, que lhe ajudaram durante o tratamento de três anos. "Eu não perdi apenas o maxilar e o olho, mas também minha renda, após o diagnóstico. Isso me deixou sem trabalho e não recebi benefícios", relata. "Precisamos lutar contra essa doença e angariar dinheiro para que as pesquisas se traduzam em tratamentos para pacientes rapidamente", conclui.

Fonte: Terra

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001