Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Conheça Jaqueline Baiocchi, fundadora da Oncoexperts

Você está localizado em: Home » Notícias » Conheça Jaqueline Baiocchi, fundadora da Oncoexperts



Ao longo de 17 anos de atuação profissional e formação continuada, a doutora Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi tornou-se referência nacional na fisioterapia oncológica e no tratamento de linfedemas. E não foi por acaso. Sua trajetória se confunde com o aprimoramento dessa especialidade no país.

Quando entrou para a faculdade de fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Curitiba, Jaqueline não imaginava que em poucos anos seria uma das pioneiras na fisioterapia em oncologia no país. Naquela época, início dos anos 2000, a fisioterapia era voltada quase exclusivamente para a reabilitação de problemas ortopédicos.

Conciliando os estudos com atividades extracurriculares na época da faculdade, Jaqueline fez estágio no Hospital do Câncer em Curitiba. “Lá me deparei com uma realidade totalmente diferente da que eu conhecia na faculdade. Nada do que eu havia estudado até então se aplicava aos problemas e disfunções dos pacientes oncológicos”, conta.

 

Dedicação à fisioterapia oncológica


Foi um dos momentos-chave de sua vida. Resolvida a se dedicar à fisioterapia oncológica, Jaqueline constatou que eram bastante escassas as opções de especialização na área. Havia apenas seis vagas no país inteiro, todas em formato de residência hospitalar: duas em Curitiba, duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.

Ela optou por prestar a prova para residência no Hospital do Câncer A.C.Camargo, em São Paulo. “Escolhi prestar em São Paulo porque era um dos centros mais reconhecidos de formação em oncologia e passei em primeiro lugar”, explica Jaqueline.

Além da fisioterapia oncológica, ela completou também - no mesmo hospital e no mesmo período, entre 2004 e 2005 - a especialização em fisioterapia respiratória e UTI e a especialização em acupuntura. Concluídos os estudos, Jaqueline voltou para Curitiba para pôr em prática o que havia aprendido.

Mas o contato com pacientes oncológicos a fez perceber que eram necessários mais conhecimentos sobre a área. “Várias outras disfunções foram se apresentando e notei que só a formação em oncologia não era suficiente”, diz. Nos anos seguintes Jaqueline se especializou em saúde da mulher na USP, além de concluir seu mestrado em terapia intensiva.


Origem do Instituto Oncofisio


Foi nessa época também que começou a registrar em um caderno as perguntas sobre oncologia que seus pacientes lhe faziam. Em busca das respostas, ela recorria a médicos e colegas. O conteúdo virou um site em 2007 e, dois anos depois, um portal de informações sobre fisioterapia e reabilitação em oncologia.

Era a origem do Instituto Oncoexperts, cuja sede física foi inaugurada em São Paulo em 2014. “Fizemos uma sede no coração de São Paulo e começamos a dar cursos de fisioterapia em oncologia. Hoje, seis anos depois, temos cursos de pós-graduação, cursos de extensão e aperfeiçoamento, cursos online e cursos presenciais. E o portal continua com informações para todos os públicos relacionados ao tema: fisioterapeutas, familiares e cuidadores e pacientes. Nosso site já conta com 1 milhão de visitantes” , conta.

Após anos conciliando as atividades de docência e a atuação como fisioterapeuta oncológica e fisioterapeuta de UTI, Jaqueline resolveu dedicar-se integralmente à primeira, a sua grande paixão profissional. Seu foco passou a ser então o linfedema, uma das sequelas mais comuns do tratamento oncológico e que provoca um inchaço crônico em partes do corpo. “É um dos casos mais desafiadores para tratar dentro da oncologia”, afirma.


Especializações no exterior e livro


Como não havia no Brasil centros de formação dedicados a esse problema no sistema linfático, Jaqueline foi estudar fora. “Fiz uma especialização nos Estados Unidos, outra na Bélgica, e depois uma formação mais completa no maior centro de tratamento de doenças linfáticas no mundo, que fica na Alemanha”, conta ela, referindo-se à Foldi Klinik, da qual foi aluna em 2015.

Em 2016, Jaqueline lançou o livro Fisioterapia em Oncologia, pioneiro sobre o assunto no Brasil e uma das referências ainda hoje entre graduandos em fisioterapia, recém-formados e profissionais da área interessados em se aprofundar no tema.

- Saiba mais sobre o livro Fisioterapia em Oncologia

 

Momento atual


Em 2019, ela concluiu seu doutorado em oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo. Atualmente, Jaqueline é vice-presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO 2017-2021))  e coordenadora do serviço de linfedema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela também é a presidente do Instituto Oncoexperts, além de professora em diversas instituições de ensino superior pelo país.

Atualmente é uma das profissionais mais convidadas para falar sobre fisioterapia em oncologia nos congressos médicos e fisioterapêuticos. Em 2021, ela completa 18 anos de atuação na fisioterapia em oncologia. “Fisioterapia em oncologia é a minha grande paixão”, diz.)

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001