Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Cresce número de homens com câncer de pênis provocado por HPV

Você está localizado em: Home » Notícias » Cresce número de homens com câncer de pênis provocado por HPV



30/10/11

Lesões e verrugas nas regiões genital e anal dos homens podem causar alterações celulares e se transformar em câncer. O alerta é do dermatologista especializado em oncologia, Marco Antônio de Oliveira. " No consultório percebo que tem aumentado o número de homens infectados com o vírus HPV e somente quando o fato está consumado é que aparecem as dúvidas e a pessoa se dá conta do quanto não estava informada sobre o tema" , diz.

Segundo o especialista, muitos homens pensam, equivocadamente, que o papiloma vírus humano (HPV) é uma doença exclusivamente feminina. Embora as estatísticas mostrem dados mais significativos para as mulheres (o vírus está relacionado a mais de 95% dos casos de câncer de colo de útero), para o homem, pesquisas não menos preocupantes revelam que 75% dos casos de câncer de pênis estão associados ao HPV. Os dados são de estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizados em parceria com o Instituto de Virologia da Fiocruz.

Uma vez contraído, o vírus pode ficar indetectável por anos, manifestando-se quando há uma baixa do sistema imunológico. " Há casos em que o próprio sistema imunológico reage contra a doença e outros em que precisamos entrar com medicação e outros procedimentos" , informa.

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico, de biópsia da área e outros exames que identificam o tipo do vírus e se há risco de câncer. No homem as lesões costumam ser vistas a olho nu. Às vezes o indivíduo pode não apresentar sinais visíveis e, mesmo assim, estar infectado. Mas para isso já existem exames que permitem diagnosticar o vírus, antes que manifeste lesões ou verrugas.

A Anvisa aprovou em maio deste ano a utilização da vacina contra HPV em homens com idade entre 9 e 26 anos. A liberação está respaldada em um estudo clínico, que acompanhou 4.065 homens em 18 países, inclusive o Brasil, comprovando a eficácia da vacina contra lesões ligadas aos tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.

Para Marco Antônio, apesar de a vacina não estar disponível no sistema público de saúde, o fato é muito positivo, na medida em que o tema ganha os meios de comunicação e cria mais uma oportunidade de conscientização principalmente do público masculino, em relação à prevenção de HPV e outras DSTs.

Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001