Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Diagnóstico tardio de crianças e adolescentes com câncer influencia o tratamento

Você está localizado em: Home » Notícias » Diagnóstico tardio de crianças e adolescentes com câncer influencia o tratamento



14/07/15

Tema foi discutido no XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Natal entre 8 e 12 de julho
O encaminhamento tardio de crianças e adolescentes oncológicos a unidades de referência foi um dos temas abordados durante o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Natal (RN) entre 8 e 12 de julho. No Brasil, a estimativa de diagnóstico de câncer infantojuvenil é de 12 mil casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), cerca de 70% desses pacientes possuem possibilidade de cura se diagnosticados precocemente.

O atraso no encaminhamento influência de maneira negativa os resultados finais do tratamento. A Sociedade alerta que é preciso que os profissionais de linha de frente pensem na possibilidade de que alguns sintomas comuns podem ser de câncer, se forem frequentes.
Para a oncologista pediátrica e presidente da SOBOPE, Teresa Fonseca, nos estágios iniciais o tratamento poderá ser menos agressivo, com menos sequelas e melhor qualidade de vida, mas é frequente o atraso no diagnóstico. "Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil assemelham-se muito aos das doenças comuns da infância. A linha de frente, hoje em dia, encontra dificuldade na acessibilidade aos meios diagnósticos e ao encaminhamento adequado para centros de referência. "

Segunda causa de morte em crianças no País, só perdendo para acidentes, o câncer na criança e no adolescente é uma doença de evolução rápida, em geral. De acordo com a presidente da SOBOPE, deve ser prioritário o estabelecimento de fluxo de investigação e encaminhamento do paciente aos centros de referência regionais de forma efetiva pelos gestores do sistema de saúde para o tratamento da doença em fase inicial.

Maxpress

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001