Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Esfincter artificial pós câncer de próstata é tema de Congresso Sul Brasileiro de Urologia

Você está localizado em: Home » Notícias » Esfincter artificial pós câncer de próstata é tema de Congresso Sul Brasileiro de Urologia



03/07/14

Após o câncer de próstata, uma condição pode se tornar incômoda para o homem ? a incontinência urinária. Isso porque a próstata está muito próxima do esfíncter ? músculo responsável pelo controle da urina ? e sua retirada pós câncer ? a prostatectomia - pode afetar o funcionamento do sistema urinário. Este é um dos temas do Congresso Sul-Brasileiro de Urologia, um dos mais importantes do Brasil e do Mercosul ? que acontece entre os dias 4 e 5 de julho, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Os médicos irão discutir o principal tratamento para os casos graves de incontinência urinária pós câncer de próstata ? o esfíncter urinário artificial.

Estima-se que 4% dos homens que retiraram a próstata vão apresentar incontinência urinária de forma crônica, quando o esfíncter perde sua capacidade de reter a urina. Desde o começo do ano, está disponível nos planos de saúde o esfíncter urinário artificial ? uma prótese que substitui o mecanismo natural de continência. "O esfíncter urinário artificial é o padrão ouro para o tratamento da incontinência urinária masculina pós prostatectomia e sua inclusão no sistema de saúde está popularizando o tratamento, ajudando homens que sofrem com o problema?, afirma Alexandre Fornari ? urologista da Santa Casa de Porto Alegre e um dos organizadores do Congresso.

Dados divulgados no começo do ano pelo Instituto Nacional do Câncer ? o INCA ? indicam que o Rio Grande do Sul será o Estado com maior índice de câncer em geral em homens em 2014. A população masculina do Rio Grande do Sul é ainda a que mais apresenta casos de câncer de próstata no país. Segundo o INCA, 114 para cada 100 mil homens da região sofrem com a doença.

Além de simpósio sobre o tema, o esfíncter urinário artificial estará disponível para demonstração aos médicos no estande da Jomhédica, empresa gaúcha de distribuição de tecnologia cirúrgica. "O tratamento é o mais consagrado para incontinência urinária grave e agora está mais acessível ao paciente com a inclusão no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar em janeiro de 2014?, explica Adelcar Verçoza ? responsável pela área de Urologia da Empresa.

Como funciona a prótese para incontinência urinária masculina?

O esfíncter urinário artificial é composto por um anel de silicone que envolve a uretra do homem e é acionado por uma bombinha hidráulica, localizada dentro do saco escrotal, totalmente contida no corpo e imperceptível.

Quando sente vontade de urinar, o homem aperta esta bombinha, que afrouxa o anel e libera o canal para saída da urina.
Após a passagem da urina, a prótese retorna automaticamente a posição inicial, fechando o canal.
No restante do tempo, o esfíncter permanece fechado, tornando possível levar uma vida normal, sem se preocupar com a perda involuntária de urina.

Sobre a Incontinência Urinária Masculina
- Atinge, na maioria dos casos, homens que retiraram a próstata após câncer;
- De 4% dos homens que fizeram prostatectomia radical irão apresentar o problema;
- A perda involuntária de urina se deve ao mau funcionamento do esfíncter - músculo em formato de anel que controla o ato de urinar e, por ser muito próximo da glândula, pode ser prejudicado após o procedimento;
- Até um ano após a cirurgia, alguma perda de urina é considerada normal. Após este prazo, o paciente deve procurar ajudar médica.
- Nos casos leves e moderados, o tratamento pode ser feito com slings ? malhas cirúrgicas que funcionam como um suporte reforçando a sustentação da uretra - e injeções endoscópicas.
- Nos casos graves, o tratamento recomendado é a colocada de uma prótese, chamada de esfíncter urinário artificial, incluído este ano no rol da ANS.

Fonte: Portal Maxpress

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001