Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Estudo espanhol desfaz alguns dos 'mitos' do câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Estudo espanhol desfaz alguns dos 'mitos' do câncer



04/02/13

Um estudo de um grupo de oncologistas espanhóis concluiu que o câncer não costuma ter causas hereditários, não é provocado pelo estresse, microondas, por ser pessimista ou depressivo e não é curado com o uso de ervas medicinais. O Departamento de Saúde do governo da região autônoma da Catalunha e o Instituto Catalão de Oncologia publicaram nesta sexta-feira uma lista com as falsas crenças mais disseminadas entre a população sobre o câncer.

A ideia de que o câncer é hereditário é falsa, segundo o responsável da unidade de genética do Instituto Catalão de Oncologia, Ignacio Blanco, que reconheceu, no entanto, que entre 5% e 10% dos casos apresentam uma predisposição hereditária em determinados tipos de câncer que se repete em várias gerações de uma mesma família. Outra ideia falsa do câncer é que a doença sempre provoca dor, o que não ocorre em sua fase inicial, disse o oncologista Josep Alfons Espinàs, outro autor do estudo.

O médico, no entanto, frisou que em 75% dos casos as pessoas que sofrem de câncer podem ter dor ao longo do desenvolvimento da doença. Além disso, nenhuma pesquisa científica demonstrou que o uso de microondas, sutiãs com aros ou de desodorantes esteja relacionado com o câncer em geral ou com o de mama em particular, argumentaram os pesquisadores.

O estudo ressaltou que o sobrepeso ou a obesidade após a menopausa, o sedentarismo e o excesso de consumo de álcool aumentam as probabilidades do desenvolvimento de um tumor de mama. Além disso, os pesquisadores afirmaram que ser pessimista não aumenta a probabilidades do surgimento de um câncer, embora ser positivo na hora de enfrentar a doença pode ser benéfico para seu tratamento.

Blanco disse ainda que sofrer de câncer não representa uma sentença de morte pois atualmente "mais da metade dos pacientes superam a doença", o que é consequência em grande parte da implementação de programas de detecção precoce.

Fonte: O Dia (Rio de Janeiro)

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001