Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Exercícios físicos reduzem risco de desenvolver câncer de mama

Você está localizado em: Home » Notícias » Exercícios físicos reduzem risco de desenvolver câncer de mama



13/05/13

Praticar exercícios físicos regularmente mantém o peso em dia, controla a pressão e evita doenças cardiovasculares. De acordo com pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, estudos preliminares sugerem que as atividades aeróbicas também influenciam a forma como o corpo metaboliza o hormônio estrogênio, produzindo resíduos considerados melhores para a saúde, capazes de reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

Combinação de metabólitos do estrogênio poderia reduzir risco da doença

Após medir os níveis de três tipos de estrogênio e nove metabólitos deste hormônio entre voluntárias, os pesquisadores descobriram que, entre as mulheres que se exercitam, a presença dos subprodutos 2-OHE1 é maior e de 16alpha-OHE1 se apresenta reduzida. Esta combinação estaria associada ao menor risco de desenvolver câncer de mama. Por outro lado, não houve qualquer alteração metabólica importante entre as mulheres que não praticaram exercícios físicos durante a pesquisa.

Mulheres praticaram 30 minutos de exercícios, cinco vezes por semana

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram a rotina de 391 mulheres, entre sedentárias, saudáveis, jovens ou na pré-menopausa. As voluntárias foram divididas em dois grupos: 173 mulheres continuaram a levar um estilo de vida sedentário, enquanto as outras 212 passaram a praticar 30 minutos de exercícios de intensidade moderada a vigorosa, cinco vezes por semana, durante o período de quatro meses. Os cientistas ajustaram a intensidade do treino individualmente para que a frequência cardíaca máxima permanecesse uniforme entre as participantes.

Fonte: Globo

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001