Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

INCA lança cartilha contra alimentos ‘milagrosos’ e dietas que ‘curam’ o câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » INCA lança cartilha contra alimentos ‘milagrosos’ e dietas que ‘curam’ o câncer



25/02/2019

 

 

“Suco de graviola cura o câncer”. “Carboidratos alimentam o tumor”. “Carne vermelha agrava o câncer”. A lista de recomendações de terceiros para pacientes que tratam o câncer é extensa ― e, na maioria das vezes, mentirosa. 

Enfrentando um momento difícil e, muitas vezes, com a saúde mental abalada, muitos pacientes e familiares acabam acreditando cegamente nestas e em outras informações falsas compartilhadas aos montes nas redes sociais. O problema se tornou tão grande que o INCA (Instituto Nacional do Câncer) formulou a cartilha “Dietas Restritivas e Alimentos Milagrosos Durante o Tratamento do Câncer: Fique fora dessa!”.

A ideia é desmistificar muitas “fake news” e alertar a população sobre tais “alimentos milagrosos”, sobre os quais não há evidências científicas e que ainda podem atrapalhar o tratamento do paciente. 

Segundo Gabriela Villaça, nutricionista da unidade II do INCA, informações falsas sobre curas milagrosas do câncer sempre circularam. Nos últimos três anos, porém, a nutricionista diz que houve um grande aumento do compartilhamento destas fake news ― o que vem assustando os profissionais da saúde. 

“Pacientes vêm relatando que eles não comiam carboidratos porque eles ‘alimentavam’ o tumor”, disse. “Ao conversarmos com médicos de outros estados, vimos que a desinformação é generalizada no Brasil. Por isso, precisamos nos posicionar.”

A cartilha alerta também para o risco de seguir dietas restritivas, como a chamada “dieta cetogênica”. “Ela restringe carboidratos e isso pode deteriorar a saúde do paciente”, alertou a nutricionista. 

A dieta é procurada por pacientes por causa do mito que diz que carboidratos “alimentam o câncer” e “anulam” os efeitos da quimioterapia. Tais conselhos, no entanto, podem contribuir para a desnutrição do paciente e, consequentemente, atrapalhar o tratamento do tumor. 

“Sabemos que, quanto mais variado o consumo de frutas e grãos, melhor será a saúde de uma pessoa. O estado nutricional adequado está relacionado ao progresso do tratamento. Se o paciente deixa de comer carboidrato, ele pode perder o peso involuntariamente e ficar desnutrido”, alerta a especialista. 

Gabriela conta que há vários casos de pacientes desnutridos que, na esperança de encontrar a cura para sua doença, deixam de comer carboidratos e outras comidas “proibidas” durante o tratamento.

Outro alimento erroneamente considerado vilão do tratamento contra o câncer é a proteína de origem animal: carnes, laticínios e ovos. “Tudo isso [dietas restritivas] deixa de fornecer nutrientes importantes para o organismo”, disse.

Além de deteriorarem o estado nutricional de quem está em tratamento, essas fake news podem afetar a saúde mental do paciente. “Com certeza esse bombardeio de informações causa um estresse emocional”, afirma Gabriela. 

A nutricionista se recorda de um caso de um senhor que, por causa da quimioterapia, só conseguia comer polenta. Ele deixou de comer seu prato favorito porque a filha do paciente achava que carboidrato era ruim para o câncer, o que ocasionou em uma perda excessiva de peso e desnutrição.

“O paciente se culpabiliza por achar que tem uma alimentação errada e culpa o profissional de saúde por não tê-lo alertado”, disse Gabriela. 

Não compartilhe as informações de redes sociais 

Segundo a profissional do INCA, a primeira coisa a fazer é não compartilhar informações das redes sociais. “Sabemos que muita gente faz isso com intenção de melhorar a saúde de quem trata o câncer, mas acaba sendo um desserviço para a população e coloca vidas em risco”, alerta a nutricionista Gabriela. 

Se você tiver uma dúvida sobre um alimento “milagroso” ou dieta que promete “curar” o câncer, também pode procurar o canal Saúde Sem Fake News, criado pelo Ministério da Saúde para combater informações falsas relacionadas à saúde humana.

Pelo número de WhatsApp, qualquer um pode enviar mensagens sobre informações virais, que serão prontamente apuradas pelas áreas técnicas do Ministério e respondidas se são verdade ou mentira. 

O INCA disponibiliza ainda muitas informações sobre o tratamento do câncer e alimentação saudável em seu site. 

Por fim, a nutricionista lembra que alimentos não curam o câncer, mas alguns podem ajudar na prevenção e no tratamento. 

“Já é provado que alimentação saudável, exercícios físicos e estilo de vida saudável são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente para quem está em tratamento e sobreviventes do câncer”, conta.

Aqui estão as recomendações: 

Manutenção do peso adequado.
Vida ativa. 
Manter um estilo de vida saudável.
Alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e grãos.
Reduzir o consumo de carne vermelha (ideal é cerca de 500 gramas por dia).
Evitar carne processada como linguiça, salsicha e peito de peru.
Não fumar e não beber álcool. 
Evitar carboidratos ultraprocessados como salgadinho, refrigerantes, bolachas e congelados.

Fonte: Huffpost Brasil

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001