Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Nova terapia aprovada no Brasil amplia combate contra o câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Nova terapia aprovada no Brasil amplia combate contra o câncer



Durante os cinco anos seguintes fazia revisões periódicas a cada seis meses.Em 2006, Eny passou a sentir dores fortes no ombro e no braço, onde fez a cirurgia. O incômodo atacou a coluna e as pernas. No ortopedista, soube que o câncer voltara e, dessa vez, a doença estava nos ossos. Emagreceu 20 quilos e não conseguia mais andar.

"Foi quando o médico Roberto Hegg me falou de uma esperança que me daria mais de qualidade de vida", conta, lembrando que, após o primeiro mês de tratamento, as melhoras eram visíveis e que, um ano depois, já havia suspendido a morfina. Hoje, Eny comemora cada batalha ganha contra o câncer, brinda as conquistas de cada membro da família que a superação da doença permitiu ver e viver, além de levar uma vida quase normal.

Cleópatra
O milagre da vida de Dona Eny e de outros pacientes responde pelo nome de estudo CLEOPATRA (Clinical Evaluation Of Pertuzumab and Trastuzumab), realizado no período de 2011 a 2014, com 808 pacientes de 25 países.

Incluindo o Brasil, que participou com 100 mulheres com câncer de mama metastático HER2 positivo, um dos tipos mais agressivos da doença e que representa mais de 20% dos casos de câncer de mama. Ou seja, 11 mil mulheres são diagnosticadas a cada ano: uma verdadeira questão de saúde pública.

Efeitos
Os resultados mostram que, após o tratamento com a combinação dos medicamentos pertuzumabe e trastuzumabe, associados ao quimioterápico docetaxel, a sobrevida global mediana desta pacientes foi de 56,5 meses (quase cinco anos), contra 40,8 meses do grupo que recebeu placebo, trastuzumabe e docetaxel, ou seja, uma diferença de 15,7 meses. A sobrevida livre de progressão foi significativamente maior após a terapia com pertuzumabe.

Estes medicamentos usam terapias-alvo, que consiste numa tecnologia que permite atacar precisamente as células tumorais, reduzindo significativamente os efeitos colaterais e melhorando a qualidade de vida das pacientes. Os efeitos colaterais, como a queda de cabelo, são mínimos, as pacientes ficam livres do hospital e podem seguir sua rotina produtiva normalmente.

Vantagens
Segundo a diretora do Instituto Ética da AMO ? dedicado à pesquisa de medicamentos de ponta aplicados ao tratamento de câncer, Vanessa Dybal, antes mesmo da divulgação dos resultados do estudo, a comunidade médica já esperava um avanço significativo.

"O CLEOPATRA apresentou taxas de sobrevida nunca vistas até então,aliado a isso, os tratamentos usados anteriormente deixavam de responder após um uso muito prolongado", esclarece a médica.

De acordo com o pesquisador participante do CLEOPATRA, o mastologista Roberto Hegg, chefe do departamento de Pesquisa no Hospital Pérola Byington, Centro de Referência da Saúde da Mulher em São Paulo, e responsável pela pesquisa na instituição com este prognóstico, o câncer de mama metastático não precisa ser mais uma sentença de morte para a paciente.

"Se tratado adequadamente, as pacientes têm chances de viver mais tempo e com melhor qualidade de vida", completa.

Vantagens
Hegg ressalta que a vantagem do tratamento reside no fato de que a retirada do quimioterápico após o sexto mês possibilita que o paciente não sofra os efeitos colaterais. Embora aprovado e comercializado no Brasil, o tratamento ainda não está disponível no SUS, mas os planos de saúde cobrem e o custo mensal com eles é de R$10 mil.

"A combinação presente nesse estudo mostrou eficiência tanto no tratamento da metástase quanto na prevenção do alastramento do câncer", completa o médico, pontuando que a agora a luta é para que os pacientes tenham acesso à medicação na rede pública. "Acreditamos que essa é uma questão de tempo", finaliza esperançoso.

Correio 24 hrs

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001