Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Obesidade pode favorecer o câncer de ovário

Você está localizado em: Home » Notícias » Obesidade pode favorecer o câncer de ovário



27/07/14

Uma pesquisa global publicada recentemente mostra que o excesso de peso pode favorecer o risco de mulheres obter câncer de ovário, em comparação àquelas que se encontram com peso saudável. De acordo com o relatório do American Institute for Cancer Research and World Cancer Research Fund (AICR/WCRF), o câncer de ovário é a quinta maior causa de morte nos Estados Unidos, na maioria dos casos por diagnósticos em estágios avançados e pelo alto índice de massa corporal.

Para o resultado, os pesquisadores revisaram 25 estudos envolvendo quatro mil mulheres, sendo que 16 mil tiveram câncer de ovário. De acordo com o relatório, para cada cinco pontos acrescentados no índice adicional de massa corporal (IMC) nas mulheres acima do peso (IMC 25 ou mais), houve um aumento de 6% no risco de desenvolver tumor de ovário.

A nutricionista Bianca Souza Maria, do Grupo Acreditar, explica que a obesidade é uma patologia que pode desencadear diversas condições desfavoráveis ao organismo. Com isso, é necessário que as pessoas sigam uma alimentação diária equilibrada e sem excessos para a promoção da saúde. Além do alto índice de massa corporal, outros fatores também influenciam no aparecimento do câncer, como genéticos, hormonais e ambientais, por se tratar de uma doença multifatorial, esclarece Bianca.

O estudo indica ainda que a obesidade acarreta não apenas no câncer de ovário, mas também no câncer de mama pós-menopausa, colorretal, de endométrio, de esôfago, de rim, de vesícula biliar e de pâncreas. Juntos, cerca de 585.600 casos desses oitos tipos de câncer são diagnosticados nos Estados Unidos a cada ano.



PREVENÇÃO - Com base nas evidências apresentadas do estudo, o instituto de pesquisa estima que estar com um peso saudável pode ajudar na prevenção de um em cinco desses casos - ou cerca de 120.900 casos de câncer a cada ano. De acordo com a oncologista Dra. Liane Pinto, do Grupo Acreditar, outros fatores primordiais também podem ajudar na prevenção do câncer: evitar o uso do tabaco, praticar atividades físicas regularmente e fazer preventivos anuais ginecológicos. As mulheres multíparas, usuárias de contraceptivos orais, submetidas a ligadura tubárias ou histerectomizadas, e que amamentam ou que já o fizeram, também são outros fatores protetores e preventivos, acrescenta.

Fonte: segs.com.br

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001