Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Pesquisadores desenvolvem teste para câncer de próstata mais sensível que o PSA

Você está localizado em: Home » Notícias » Pesquisadores desenvolvem teste para câncer de próstata mais sensível que o PSA



23/05/11

Pesquisadores do UCLA's Jonsson Comprehensive Cancer Center, nos Estados Unidos, desenvolvem teste mais sensível e específico do que o PSA para detectar câncer de próstata. O novo exame é capaz de medir os níveis de antígenos prostáticos específicos (PSA), bem como os níveis de seis anticorpos específicos detectados no sangue de homens com a doença.

O teste A PSA, também reduziu a taxa de falsos positivos, testes que indicam a presença de câncer quando a doença não está realmente presente, disse o autor principal do estudo Gang Zeng, professor adjunto de urologia e pesquisador do Jonsson Cancer Center.

"Esta é uma abordagem muito promissora", disse Zeng. "Em vez de utilizar apenas um parâmetro, o PSA, para testar um câncer de próstata, usamos vários parâmetros que podem ser medidos em uma única reação".

O teste de PSA convencional para o câncer de próstata tem sido usado por quase 30 anos e não é específico o suficiente para distinguir doenças da próstata malignas e não-malignas, como a hiperplasia prostática benigna (BPH), uma ampliação da próstata comum em homens em envelhecimento com níveis de PSA aumentados, Zeng disse.

O estudo retrospectivo utilizou sangue colhido antes da cirurgia de 131 pacientes da UCLA, do Japão e da França, com biópsias de câncer de próstata confirmado e compararam os resultados de sangue colhido de 121 homens com BPH ou prostatite, uma infecção ou inflamação da próstata que aumenta os níveis de PSA. O estudo incidiu sobre seis antígenos associados específicos do câncer de próstata - NY-ESO-1, SSX-2, SSX-4, lb XAGE, AMACR, p90 e LEDGF - que são encontrados predominantemente em pacientes com câncer de próstata e não com doenças benignas da próstata.

O ensaio de A PSA procurou simultaneamente o PSA e os anticorpos associados aos seis antígenos de câncer de próstata em um teste de reação único feito em laboratório, de forma semelhante à que mede o PSA. O novo teste leva cerca de duas horas - mais uma semelhança com o teste de PSA. Os teste resulta em um índice de números usados para diagnosticar o câncer, com uma pontuação de 0 a 0.5 indicando um resultado benigno e uma pontuação de 0.5 a 1 indicando a presença de câncer de próstata, Zeng disse.

Com o novo teste, a sensibilidade - a percentagem de homens com câncer de próstata que foram corretamente identificados como tendo um tumor maligno - foi de 79%, comparada com a percentagem de 52% encontrada em testes de PSA. Especificidade - a percentagem de homens saudáveis corretamente identificados como não tendo câncer de próstata - foi de 84%, comparada a de 79% encontrada em testes de PSA convencional.

A taxa de falsos positivos, usando o teste de PSA convencional é de 21%. Com o ensaio A PSA novo, a taxa de falso-positivo é de 16%, Zeng disse.

"A ciência tem melhorado muito desde que o teste PSA foi desenvolvido e acho que é o momento para desenvolver para um teste mais específico e sensível", disse Zeng. "Eu acho que nós temos um teste que tem um grande potencial para melhorar o diagnóstico de câncer de próstata. Eu sabia que seria melhor do que o teste de PSA clássico, mas fiquei impressionado neste estudo com o quão melhor ele realmente era".

O autor do estudo Dr. Allan Pantuck, professor associado de urologia da UCLA e pesquisador do Jonsson Cancer Center, disse que um teste mais específico e sensível para o câncer de próstata seria uma adição bem-vinda para a caixa de ferramentas de diagnóstico.

"Medir o PSA é útil na identificação dos homens com câncer de próstata, mas alguns homens com câncer de próstata têm um nível de PSA normal, e pequenas elevações no PSA acima do normal podem ser produzidas tanto pelo câncer de próstata quanto pela hiperplasia prostática benigna", disse Pantuck. "A combinação do teste de PSA com um painel de testes que medem a resposta imunológica anti-câncer individual de um homem pode identificar melhor quem tem câncer de próstata e quem pode ser poupado de uma biópsia invasiva desnecessária".

Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001