Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Redes sociais podem ser aliadas no combate ao câncer infantojuvenil

Você está localizado em: Home » Notícias » Redes sociais podem ser aliadas no combate ao câncer infantojuvenil



30/06/14

Com grande abrangência de público, a internet hoje se tornou aliada dos pacientes que passam por tratamento de câncer. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), publicações em sites e redes sociais com compartilhamento de experiências ajudam crianças e adolescentes com câncer a enfrentarem a doença, pois a percepção de que outras pessoas também passam pelas mesmas dificuldades facilita a aceitação. Desmistificando o tratamento do câncer, os pacientes hoje são assíduos no uso da internet para transmitir sentimentos e expectativas, ajudando quem passa pelo tratamento da doença.

?De acordo com a enfermeira Juliana Pepe Marinho, membro da SOBOPE, há pouco tempo as pessoas enxergavam o tratamento como uma situação sofrida, e hoje esse quadro já se encontra em outro patamar, por causa da disseminação do conhecimento sobre o dia a dia de crianças e adolescentes com câncer.
?
"Vemos blogs em que os pacientes mostram que podem continuar tendo uma vida normal mesmo fazendo o tratamento para o câncer. Às vezes a pessoa está no hospital, fazendo quimioterapia, e publica uma foto, mostrando que embora a fase seja difícil, as atividades continuam sendo feitas e compartilhadas durante o tratamento oncológico. Hoje já existem blogs com dicas de moda e maquiagem, criados pelos próprios pacientes, por exemplo. ?
?
Por outro lado, a enfermeira chama a atenção para as consultas na internet sobre diagnóstico e tratamento, que nem sempre derivam de fontes idôneas e podem assustar o paciente e familiares sem motivo real: "É comum o paciente receber um exame e logo buscar significados na internet, pois atualmente o acesso à informação permite acesso a dados como taxa de mortalidade e riscos do tratamento, mas apenas o médico pode dar o diagnóstico. É importante ressaltar que o câncer infantojuvenil tem índice de cura em 70% dos casos, se diagnosticado precocemente, mas na maioria das vezes o paciente só encontra informações negativas em suas pesquisas independentes?.
?
O uso da internet também abrange família e amigos do paciente, que se encontram em um momento de fragilidade. "Eles pedem ajuda em relação à divulgação para doação de sangue, orações e apoios, que geram mobilizações positivas e importantes para os pacientes que estão em tratamento?, relata Juliana.

Fonte: Maxpress

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001