Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Uberaba realiza mutirão de mamografia a partir deste mês

Você está localizado em: Home » Notícias » Uberaba realiza mutirão de mamografia a partir deste mês



01/08/14



Secretaria de Saúde de Uberaba realiza mais um mutirão de mamografia, a partir do dia 11 de agosto, priorizando mulheres de 50 a 69 anos. O serviço será oferecido até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto nos feriados. A Unidade Móvel ficará instalada ao lado do Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher (Caism). Caso seja identificado o câncer de mama, a mulher será encaminhada imediatamente para tratamento específico.

A ação é feita em conjunto com a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC/Hospital Dr. Hélio Angotti) para atender as mulheres como prevenção ao câncer de mama. O Hospital Dr. Hélio Angotti está disponibilizando 70 vagas para mulheres uberabenses fazer o exame, além de pacientes de outros municípios da região. ?Não existe prevenção primária para o câncer de mama, com vacina, por exemplo. Então, atuamos no mundo inteiro com a mamografia, em mulheres acima dos 40 anos, para o que chamamos de prevenção secundária, ou seja, a detecção precoce?, explica o oncologista e mastologista Délcio Scandiuzzi.

De acordo com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, para ser atendida, basta que a mulher procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou o próprio Caism e agende o exame. A expectativa é de atender, até o final, cerca de 5.600 mulheres, com a média de 60 por dia. Todas as mulheres que forem atendidas na unidade poderão realizar, também, o exame de citologia do colo do útero (teste de Papanicolau), que é o exame preventivo para o câncer do colo de útero.

Para fazer a mamografia e o Papanicolau, é importante que as usuárias levem o cartão do SUS, feito em qualquer UBS. Após o exame, ele será encaminhado a Belo Horizonte, para análise, devendo voltar para Uberaba em até 45 dias. As pacientes poderão buscá-lo no Caism. A Unidade Móvel contará com dois técnicos de radiologia e motorista.

No Brasil, em 2014, são esperados 15.590 novos casos de câncer de colo de útero. E esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%.

O mastologista Leandro De Vito explica que o câncer de mama identificado em estágios iniciais apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura. Para a detecção precoce, é fundamental que a mulher realize o exame de mamografia uma vez ao ano. Para o especialista, é o único exame que tem a capacidade de detectar um tumor precocemente, quando ele ainda nem pode ser palpável. ?O ideal é descobrir nesta fase. Se ele estiver palpável e ainda pequeno, é passível de tratamento, mas se o encontrarmos ainda mais no início através da mamografia, e assim ter muito mais chances de cura?, esclarece De Vito.

Por outro lado, o médico vê o autoexame como uma forma de a mulher se conscientizar da importância da prevenção, mas ressalta que ela não deve descartar a mamografia ou o rastreamento anual a partir dos 40 anos. Para o mastologista, a melhor prevenção é o conhecimento e acesso à mamografia.

JM Online

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001