Mama, próstata e intestino: quais os sinais

Você está localizado em: Home » Artigos » Mama, próstata e intestino: quais os sinais

05/10/2017

Bem Estar desta quarta-feira (4) mostrou os sinais para identificar os três tipos de câncer mais comum no Brasil: mama, próstata e intestino. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a chance de cura. O oncologista Fernando Maluf e o cirurgião do aparelho digestivo e consultor Fabio Atuí falaram sobre o assunto no programa.

A melhor forma de rastrear um câncer de mama em estágio inicial é através de exames. As mulheres devem fazer mamografia e ultrassom a partir dos 40-45 anos. Caso tenha tido câncer na família, é interessante começar a fazer entre 30-35 anos.
O sinal mais comum do câncer de mama é o nódulo. Retração do mamilo, alteração de cor da pele, secreção com sangue e desconforto na axila são outros sintomas. Vale lembrar que até mesmo os casos mais avançados são potencialmente curáveis.

Exames também podem identificar o câncer de próstata. Eles devem ser feitos por todos os homens a partir dos 50 anos. Se tiver casos na família, o exame deve ser feito a partir dos 40 anos. Os sintomas do câncer de próstata são muito parecidos com os do tumor benigno: dificuldade para esvaziar a bexiga, jato urinário fraco, urinar muitas vezes durante o dia ou acordar várias vezes à noite para urinar e inchaço em uma ou nas duas pernas (esse sintoma é menos frequente).

O câncer de intestino também pode não apresentar sintoma aparente. O rastreamento deve ser feito a partir dos 50 anos em ambos os sexos. Se tiver histórico familiar, deve ser feito com 40 anos. O exame mais específico é a colonoscopia, indicada para as pessoas que apresentaram sangue oculto nas fezes.

Os sintomas gerais são cansaço, perda de peso, anemia e perda de apetite. Os específicos são: alteração do hábitointestinal, alternância entre obstipação e diarreia, sangramento nas fezes, muco nas fezes, cólicas, dor abdominal.

Fonte: G1